Ser Diferente, eu Respeito!!!!! Vamos Falar Sobre o Bullying na Escola

Coordenação: Prof Drª Antônia Simone Gomes

Trata-se de um projeto de extensão que foi realizado na Escola Estadual Melo Viana, na cidade de Carangola-MG, no período de maio a setembro de 2017. Contou com a participação integrada de 21 alunos do curso de Pedagogia da UEMG /Unidade Carangola. A escola possui 381 alunos,29 professores e 16 funcionários envolvidos no projeto.

Esse projeto se deve à necessidade de trazer à tona a questão das diferenças que se apresentam no interior da escola em que algumas crianças se veem frente a situações de constrangimento e humilhação seja por sua condição social, etnia, pessoas com deficiência física, orientação sexual, religiosa ou no que se refere à padrões  divergentes á estética corporal.
A constatação que a situação de bullying e desrespeito estão presentes no interior das relações escolares conduz a busca por recursos que coloquem em pauta essa discussão.
Trabalhar em uma escola onde existe diálogo, inclusão, espaço para a resolução de conflitos e onde são firmadas diretrizes para regras de convivência diminui visivelmente a violência e os conflitos entre os estudantes.
Melhorar a convivência na escola permite avançar no fortalecimento da cultura democrática. Assim,  tornando necessário se faz a construção de uma rede de interação e enfrentamento desse problema.

Atividades do Projeto

Culminância