Extensão UEMG
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Extensão
Unidades
  Escola de Design (ED)
  Escola de Música (ESMU)
  Escola Guignard
  Faculdade de Educação (FaE)
  Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP)
  Barbacena
  Campus Frutal
  João Monlevade (FaEnge)
Áreas Temáticas da Extensão
  Educação
  Comunicação
  Cultura
  Direitos Humanos e Justiça
  Meio Ambiente
  Trabalho
  Tecnologia e Produção
Barbacena - Instituto Superior de Educação 'Dona Itália Franco'
Barbacena
Contato
Endereço: R. Coronel Xavier Máximo, 200. B. São Sebastião, Barbacena - MG
Nome do coordenador de extensão: Mara Lúcia Rodrigues Costa
Contatos da extensão: (32)3362-7385 / mlrcosta@uol.com.br
 
Cursos de Graduação
Licenciatura em Pedagogia
 
Atividades
Nome Descrição
Nós e Arte Uma proposta de leitura e produção de textos através dos grandes mestres da pintura
Professora Orientadora: Janaína de Assis Rufino
Aluna Bolsistas PAEX: Renata Gláucia dos Santos
Educação: Subjetividade e Sociedade
Núcleo de Pesquisa – UEMG - Barbacena
Jornal: Modo de Fazer, Modo de Usar Professora Elisabeth G de Souza
Professor Josemir Medeiros
Nariara Freitas
Educação: Subjetividade e Sociedade
Núcleo de Pesquisa – UEMG - Barbacena
LABRINC - Laboratório Téorico-Prático do Brincar O LABRINC é um espaço para a aquisição de um arcabouço metodológico e técnico centrado na reflexão sobre as brincadeiras e os jogos, contrapondo à já antiga idéia de que a "parte" teórica é a inicial e a parte "prática" como a etapa de mera experimentação que só pode ocorrer após um entendimento da literatura.

A estrutura do LABRINC pode ser definida conforme a descrição da matéria de divulgação acadêmica na revista Minas faz ciência: "Construído com financiamento da FAPEMIG, o laboratório é uma sala de aula ambientada com materal lúdico. São jogos pedagógicos, de construir, matemáticos, lógicos, quebra-cabeças, teatros de fantoche, CDs e DVDs, todos direcionados ao público infantil.

A Inclusão Digital de adultos e idosos do instituto ABC

PAEX 2011

Orientadora: Wanderléia da C. Paiva
Bolsista: Raquel Rodrigues Meireles
Demais componentes da equipe executora:
Fidélia Domiciano Silva; Albino Luciani de Paula Nogueira; Renata Cristina da Silva
Costa; Débora Maria barroso Paiva

Este projeto é desenvolvido no Instituto ABC – amigos do bem comum, no município de Barroso-MG e tem como objetivo realizar a inclusão digital, em uma perspectiva crítica e contextualizada, de aproximadamente 90 adultos/idosos frequentadores da instituição. Desta forma, utilizamos uma apostila criada por profissionais especializados em informática e aliamos diversos conhecimentos da pedagogia para o trabalho com os atendidos.

A Organização da Prática Educativa: adoção do Plano de Desenvolvimento Individualizado
como instrumento de gestão pedagógica.
Profa. Ana Maria Milagres Belo Francisco (autora - orientadora)
Profa. Adriana Cláudia Drumond (co-autora)
Profa. Dulce de Souza Falzoni Resende (colaboradora)
Profa. Vera Regina Geoffroy Barboza (colaboradora)
Alunas orientandas: Fabiana Turchetti de Paula.
Camila de Paula Lima.

Este projeto tem como finalidade implementar uma proposta pedagógica para a formação de professores que atuam na modalidade de educação especial inclusiva, nas escolas do ensino fundamental, do município de barbacena. Inicialmente estão sendo atendidos 05 alunos com necessidades educacionais especiais e está sendo realizada a capacitação de 05 professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Meio Ambiente
Corpo Social

Mara Lúcia Rodrigues Costa – Bióloga/UEMG
Dulce de Souza Falzoni Resende – Bióloga/UEMG
Ten Cel PM Claudio Cesar Trevisani
Cap PM Carlos Henrique Sousa da Silva
2º Ten PMCristina Almeida Dani,
1º Sgt PM Francisco de Paula Ferreira Neto
Sd PM Álvaro Bernardo Lauriano Flausino,
Sd PM Luciano de Almeida Lopes,

13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Ambiental de Meio Ambiente e Trânsito de Barbacena

O Cenário
O trabalho foi realizado com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas do município de Barbacena, sendo uma delas na zona rural e a outra na zona urbana

O Motivo
Trabalhar a prevenção e, no segundo momento, a resolução dos problemas ambientais locais. Como foi feito: leitura de três histórias utilizando a metodologia Filosofia para o pensar de Mattew Lipman,(1995) e avaliação da mudança da percepção ambiental das crianças foi feita por meio de desenhos baseada na metodologia de Pedrini e colaboradores (2010). Toda a metodologia foi feita tendo um policial militar como mediador.
Letramento e Ludicidade Responsáveis: professores membros do Núcleo de Pesquisa Educação Subjetividade e Sociedade - http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=8337708OV5HQX7

Letramento e Ludicidade é um programa de extensão que busca a promoção da leitura como leitura de mundo, tendo como elementos fundantes a noção de Letramento e Ludicidade, entendendo programa de acordo com FORPROEX “como um conjunto de projetos de caráter orgâncio-instituicional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum” (2007, 35). A estrutura do programa foi apresentada pela primeira vez no Congresso Ibero americano de extension universitária 2011 Santa Fé. Argentina.

Ações extensionistas realizadas desde 2008:
Projetos: 07
Cursos: 06
Eventos: 09
Publicações 03
Alfabetização e letramento: O uso do lúdico na construção de habilidades leitoras Equipe Executora: Professora Janaína de Assis Rufino e alunos voluntários dos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais. O objetivo desse projeto é oferecer de orientação para a criação de um curso de capacitação docente no município de Barbacena para elaboração de projetos didáticos que tenham como elemento central as perspectivas do lúdico e do letramento.


Nós e Arte
Nós e Arte

A Inclusão Digital de adultos e idosos do Instituto ABC

Inclusão Digital de adultos

 

 
   
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