Extensão UEMG
A UEMG Fale Conosco  
Extensão
Unidades
  Escola de Design (ED)
  Escola de Música (ESMU)
  Escola Guignard
  Faculdade de Educação (FaE)
  Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP)
  Barbacena
  Campus Frutal
  João Monlevade (FaEnge)
Áreas Temáticas da Extensão
  Educação
  Comunicação
  Cultura
  Direitos Humanos e Justiça
  Meio Ambiente
  Trabalho
  Tecnologia e Produção
Faculdade de Educação (FaE)
 
Contato
Endereço: Rua Paraíba,29
Bairro Funcionários
Belo Horizonte – MG

Nome do coordenador de extensão:
Roberto Marcio Gomes de Rezende

Contatos da extensão:
(31)3239-5909
(31)- 9731-7100
rob.rezende53@hotmail.com
FaE
 
Cursos de Graduação
Licenciatura em Pedagogia
 
Atividades
Nome Descrição
Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã*: Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. Sub Projeto I MST e Projeto II FETAEMG. Este projeto é coordenado pelas Professoras Walquíria Miranda Rosa e Nágela Aparecida Brandão - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - NEPEJA da FAE/UEMG, Campus Belo Horizonte, se constitui a partir de uma parceria com a FAFIDIA/UEMG, DPE/UFV, FUNDEP, FETAEMG), MST/MG) e INCRA/MG. no período de 2007-2011.
O projeto visa a alfabetização e escolarização no 1º segmento do Ensino Fundamental atendendo a 2.860 jovens e adultos residentes em acampamentos e assentamentos de reforma agrária, com um número inicial de 143 salas de aula em acampamentos e assentamentos de reforma agrária, localizados em 34 municípios do Estado de Minas
Psicopedagogia vai à escola e envolve as famílias O Projeto coordenado pela profª. Regina Rosa dos Santos Leal propõe o a atendimento a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com o objetivo de permitir aos estudantes que realizam o Curso de Especialização em Psicopedagogia suas atividades de estágio supervisionado ao mesmo tempo em que presta atendimento á comunidade, atendendo a 350 alunos.
Espaço do jogo Espaço destinado a atender alunos que frequentam escolas, acompanhados por seus professores e orientados por estudantes e professores da Faculdade para o desenvolvimento de atividades que permitem aos estudantes desenvolverem novas aprendizagens, através do lúdico e ao professor se inteirar do uso destas atvidades na Escola.
Escola Integrada O projeto tem como objetivo proporcionar oficinas aos alunos da Escola Integrada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, pelos estudantes da Faculdade, orientados por professores da FaE/UEMG, a fim de contribuir para elevação do nível cultural dos alunos, atendendo aos diferentes ritmos de aprendizagem, para que os mesmos se sintam mais motivados a prosseguirerem os seus estudos. O projeto Coordenado pela Profª. Maria do Carmo Brandão de Faria atende a 34 escolas, atingindo 1020 alunos e tem a participação de 35 estagiários da Faculdade de Educação.
Pró-Letramento Curso, propõe a Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino desenvolvendo a consciência da necessidade e do direito à formação continuada, destinado a profissionais que atuam nas séries-anos iniciais do ensino fundamental da rede pública, nas áreas de Matemática e Alfabetização e Linguagem.
O curso Coordenado pela profª. Marina Lúcia de Carvalho Pereira, na modalidade semipresencial tem a participação de 188 Tutores e 6331 cursistas de 67 municípios integrantes do Pólo BH.

Formação profissional do (a) pedagogo (a) para docência a musicalização na Educação Infantil

Projeto PAEx 2011
Projeto experimental, coordenador pela profª. Cláudia Oliveira Santos, é constituído por pressupostos teóricos e novas práticas de formação docente que busca organizar dados, conhecimentos, práticas e produtos pedagógicos destinados a subsidiar mudanças na profissionalização do docente, bem como gerar novos conteúdos pedagógicos.
Web Rádio da faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte Projeto PAEx 2011
Projeto Web Rádio na Faculdade de Educação, contribui para a compreensão e apropriação de conhecimentos relativos à mídia radiofônica pela comunidade acadêmica, além de promover a formação de professores, bolsistas e interessados a partir da realização e a produção de programas que compõem a programação.

O Xadrez na escola: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática

Projeto PAEx 2011
Projeto, coordenadorpela profª. Iracema Campos Cusati, é destinado a explorar o jogo do xadrez atuando na formação inicial de bolsistas e de alunos da Escola Integrada, buscando uma sala de aula prazerosa através do uso de estratégias e metodologias diferenciadas destinadas à melhoria do processo ensino aprendizagem, conduzindo a uma educação mais consistente e qualitativa. Através deste projeto busca-se desenvolver o raciocínio, a concentração, o equilíbrio emocional, respeitando regras, organizando es- tratégias.
Desenvolvimento de objetos interativos de aprendizagem Projeto PAEx 2011
O projeto se propõe a aplicar objetos de aprendizagem capazes de serem reaproveitados em diversos
contextos, propiciando aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características
da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da
produção de idéias e de ações criativas e colaborativas.
O grito mudo da infância vitimizada pela violência Este projeto inserido atualmente no Núcleo de pesquisa e estudos em filosofia e história da educação FAE/ UEMG tem como objeto a prática discursiva da infância vitimizada pela violência. A estratégia metodológica tem como eixo norteador a pesquisa-ação que se dá no município de Sabará, na região do Barraginha (área de grande índice de violência).
Uma ONG se tornou o laboratório da infância com oficinas para as escutas e registros, através oficinas de música, horto medicinal,escultura, suporte pedagógico, cozinha comunitária com o núcleo familiar para formação de cooperativa.
A partir das intervenções percebeu-se o enfrentamento e combate à violência infantil o que levou a participação da pesquisa na Rede Social Colaborativa do município, e um curso: "Educadores sociais" para o alinhamento dos discurso sobre as concepções de infância e violência entre os atores sócias de proteção, tendo a filosofia como suporte para reflexões.


Educação, Campo e Consciência Cidadã: primeiro segmento do Ensino Fundamental  
Educação, Campo e Consciência Cidadã  
Escola Integrada  
Escola Integrada  
O Xadrez na escola: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática  
Xadrez  

 

 
   
UEMG Rod. Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - CAMG Tancredo Neves - Ed. Minas - 8ºandar - CEP: 31.630-901 BH/MG - Tel:(31)3916-0421