Extensão UEMG
A UEMG Fale Conosco  
Extensão
Unidades
  Escola de Design (ED)
  Escola de Música (ESMU)
  Escola Guignard
  Faculdade de Educação (FaE)
  Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP)
  Barbacena
  Campus Frutal
  João Monlevade (FaEnge)
Áreas Temáticas da Extensão
  Educação
  Comunicação
  Cultura
  Direitos Humanos e Justiça
  Meio Ambiente
  Trabalho
  Tecnologia e Produção
Escola de Guignard

Contato
Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte - MG
Nome do coordenador de extensão: Paula de Souza Fortuna
Contatos da extensão: (31)3194-9310 / extensaoescolaguignard@gmail.com
Guignard
Cursos de Graduação
Bacharelado em Artes Plasticas e Licenciatura em Educação Artística
 
Atividades
Nome Descrição
Gravura e Serigrafia O Projeto Gravura-Serigrafia visa dar maior visibilidade ao Atelier de Serigrafia da Escola Guignard/UEMG, valorizando e divulgando tanto a técnica quanto a produção artística de seus professores, através de edições de gravuras na técnica serigráfica.
Atelier Aberto É um programa de Residência Artística e exposição de arte contemporânea que convida os artistas para ocuparem o espaço da galeria da Escola Guignard – UEMG. O programa promove o encontro entre os artistas que convivendo e dividindo o espaço da galeria transforma-o em ateliê, local de experimentação e troca de experiência.

Para além de um programa expositivo o Atelier Aberto instaura um ambiente de trabalho aberto também ao diálogo e ao convívio com estudantes de arte, professores, arte-educadores, artistas e críticos que nesse período podem acompanhar os processos do trabalho e frequentar o atelier. Além de promover no decorrer do período bate-papos e conversas com artistas e convidados. Como resultado final do período os artistas apresentarão parte do trabalho ali desenvolvido, assim como, outras produções recentes.
Outras Poéticas Matrizes da Arte Contemporânea visa difundir a experimentação e as complexas linguagens artísticas, tanto aos tradicionais como os não convencionais, através de debates, discussões, palestras e mesas redondas com artistas, educadores, pensadores, críticos e galeristas.
Arte
Contemporânea, Mediação e
Educação na Galeria da Escola
Guignard
O projeto Educativo "Arte Contemporânea, Mediação e Educação na Galeria da Escola Guignard" cumpre um papel como instrumento de formação para os alunos
da Escola Guignard, bem como contribui para a formação de público e para maior integração com a comunidade externa. Dentre as ações realizadas, pode-se destacar a ocorrência de visitas guiadas de escolas infantis às exposições na Galeria de Arte.
Escola Integrada É um programa que visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas municipais. Esse programa amplia a jornada educativa dos estudantes para nove horas diárias. Os alunos recebem acompanhamento pedagógico e formação em diferentes áreas do conhecimento.
Artexpressão O projeto "Artexpressão" da Associação dos Amigos da Escola Guignard/UEMG, em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social, é desenvolvido com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade em unidades de internação e internação provisória. O projeto oferece oficinas em artes plásticas, dança e teatro, para nove unidades de internação em Belo Horizonte.


Gravura | Serigrafia  
Gravura | Serigrafia  
Atelier Aberto  
Atelier Aberto  
OUTRAS POÉTICAS  
OUTRAS POÉTICAS  

 

 
   
UEMG Rod. Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - CAMG Tancredo Neves - Ed. Minas - 8ºandar - CEP: 31.630-901 BH/MG - Tel:(31)3916-0421