Extensão UEMG
A UEMG Fale Conosco  
Extensão
Unidades
  Escola de Design (ED)
  Escola de Música (ESMU)
  Escola Guignard
  Faculdade de Educação (FaE)
  Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP)
  Barbacena
  Campus Frutal
  João Monlevade (FaEnge)
Áreas Temáticas da Extensão
  Educação
  Comunicação
  Cultura
  Direitos Humanos e Justiça
  Meio Ambiente
  Trabalho
  Tecnologia e Produção
João Monlevade - Faculdade de Engenharia (FaEnge)
Frutal
Contato
Endereço: Av. Brasília, nº1304, Bairro Baú, João Monlevade- MG
Nome do coordenador de extensão: Francisca Daniella Andreu Simões Moraes Lage
Contatos: (31)3851-8250 / (31)86527876 / danebencao@gmail.com
 
Cursos de Graduação
Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Minas, Bacharelado em Engenharia Metalúrgica e Bacharelado em Engenharia Civil
 
Atividades
Nome Descrição
Recicla Oleo Projeto que tem objetivo o reuso de óleo comestível usado. A partir desse insumo juntamente com suco de limão  do tipo galego (matéria prima que temos facilidade por ser fruta de quintal) e soda cáustica, a produção de um sabão de boa qualidade e biodegradável. O foco desse projeto é evitar o descarte inadequado do óleo e promover para a comunidade um produto de baixo custo.
SolidariExatas A proposta do projeto é promover uma intervenção pedagógica em escolas públicas, fornecendo aulas de reforço para alunos do ensino médio com dificuldades de aprendizagem em Física, Matemática e Química. Tal intervenção ocorre em parceria com estudantes de graduação dos cursos de Engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus João Monlevade.
Capacitação e formação profissional para operários da construção civil. Capacitação e formação profissional para operários da construção civil.
Pré-UEMG Pré-vestibular gratuito para alunos carentes. Os professores são alunos de graduação dos cursos de engenharia da FaEnge.
Ser FaEnge Interação FaEnge/comunidade por meio de atividades sócio-culturais e educativas
Nas Cidades Este trabalho visa a promoção da integração entre a UEMG e os municípios associados à AMEPI- Associação dos Municípios do Médio Piracicaba, como mecanismo de desenvolvimento regional através da extensão universitária nos diferentes setores em que se diagnosticarem necessidades. Isto ocorre no intuito de melhorar a relação entre a UEMG e os municípios; facilitando a transferência de tecnologias desenvolvidas na Universidade para os municípios em seu entorno; promovendo o treinamento de alunos por meio de estágios e atividades de pesquisas desenvolvidas nos mesmos; auxiliando a AMEPI nos diagnósticos de demandas para prestação de serviços realizados por ela em seus municípios associados; contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico e cultural.
Rondon O Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério  da Defesa, e tem como principal missão viabilizar a participação de estudantes universitários e professores nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país. A Faculdade de Engenharia da UEMG participará na próxima edição, Operação Açaí, quando enviará oito graduandos, dos cursos de Engenharia Ambiental, Minas e Metalúrgica, além de dois professores/coordenadores de equipe. O grupo viajará para o município de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha de Marajó-PA. Os Rondonistas embarcam no dia 06 de julho de 2012 e têm retorno previsto para o dia 22 de julho de 2012. Nesse período, desenvolverão atividades nas áreas de meio ambiente, trabalho, comunicação e tecnologias sociais.
Construir Uma iniciativa acadêmica que promove a capacitação e a inclusão social. Assim é o projeto ConstruIR que oferece alternativas  para a formação de artífices da construção civil (pedreiros) oferecido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais, FaEnge/Uemg, em parceria com o Rotary Club. Ao todo, o projeto capacita 40 pessoas e promove a inclusão social. A iniciativa do Centro de Extensão da FaEnge e da coordenação do curso de graduação em Engenharia Civil oferece aulas para a formação de pedreiros, contemplando desde a alvenaria até o acabamento em obras.
InterAGIR Este projeto tem como premissa relevante aproximar a comunidade do entorno à comunidade acadêmica que habita a FaEnge, e desse entrosamento emergir ganhos para as duas partes. A relevância deste trabalho está em atuar de maneira positiva buscando melhorar os níveis de qualidade de vida da comunidade, uma vez que, é sabido que este bairro ampara uma população mais idosa e menos favorecida.
Horizontes

O projeto “Horizontes Sonoros” surge a partir da observação da realidade do alunado da Faculdade de Engenharia de João Monlevade, desprovida de acesso a eventos culturais.O projeto visa contribuir para que essa realidade seja modificada e que esses alunos tenham a oportunidade de participar de mostras musicais, promovendo a cultura, um forte agente de identificação pessoal e social.

EngenhART

O projeto tem como objetivo utilizar os resíduos gerados pelas industrialização das quatro Engenharias (Civil, Minas, Metalúrgica e Ambiental) e fazer deles arte; Incentivar arte e a cultura; Incentivar a criatividade e reutilização dos resíduos industriais. Propiciar condições para o desenvolvimento de vivências criativas de atividades interligadas ao meio ambiente.

Camisa

O intuito do projeto é utilizar a prática esportiva como instrumento positivo de formação educacional e de cidadania, Promovendo o espírito de equipe e cooperação entre os atletas além de instigar o amor em defesa da Instituição.

Simas

O objetivo deste projeto é auxiliar na implementação e construção de programas educacionais através de ações praticas e dinâmicas com a parceria da AMEPI, mobilizando toda comunidade para a conscientização e resolução dos problemas socioambientais da região. A proposta possui uma flexibilidade curricular e abre espaço para a inserção de objetivos pedagógicos para diversas praticas educativas em todos os níveis

Projeto Geisla No município de João Monlevade existe uma parceria entre a Prefeitura de João Monlevade e a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis (Atlimarjom) cujo objetivo é coleta e separação do lixo reciclável do lixo úmido para posterior venda deste material reaproveitável para empresas 4 especializadas. Além da prefeitura municipal, outras empresas já se associaram à Atlimarjom com o objetivo de doar papel e outros materiais para reciclagem
Simas O projeto “Speak Up!” surgiu a partir da observação da realidade do alunado da Faculdade de Engenharia de João Monlevade, muitos desprovidos de acesso financeiro a cursos de idiomas.
O projeto visa contribuir para que essa realidade seja modificada e que esses alunos tenham a oportunidade de participar de cursos de inglês básico, intermediário e pré-avançado ministrado pelos próprios alunos que já possuam bons conhecimentos da língua inglesa (o que automaticamente também os ajuda, pois, lecionando, eles estarão praticando a língua e poderão descobrir-se futuros profissionais da área acadêmica), promovendo o ensino de uma segunda língua, sendo considerado no mercado atual um fator primordial.
Neste primeiro semestre, o projeto conta com 3 alunos-professores e 34 alunos que estão no curso "básico 1". Pesquisas de satisfação têm sido feitas regularmente com os alunos e todos tem demostrado satisfeitos com os professores, a metodologia e o rendimento num geral.

Projeto Ser FaEnge
Ser FaEnge
Oficinas para a melhor idade UEMG para a melhor idade Trote Solidário
Ser FaEnge
Sênior Consultoria DA integracao MetalMinas
Ser FaEnge
Cidadão Legal Oficina de Garrafa Pet Horizonte Sonoro
Ser FaEnge
RONDON Projeto Construir SolidariExatas

 

 
   
UEMG Rod. Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - CAMG Tancredo Neves - Ed. Minas - 8ºandar - CEP: 31.630-901 BH/MG - Tel:(31)3916-0421