17 agosto

No 13/08/2018, às 18h, durante o 4º Curso de Estudos Avançados em Museologia, no Museu da República no Rio de Janeiro/RJ, será relançado o livro “Refletindo sobre a cultura: política cultural, memória e universidades”, organizado por Pablo Gobira, Marco Paulo Rolla, Yuri Simon e Flávia Lemos. A publicação é oriunda do Programa Institucional de Extensão Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura da UEMG e tem a participação de importantes professores, pesquisadores e artistas do Brasil.

39054445_455570841611334_4425267863502192640_n(1)

O trabalho tem como objetivo levantar questões teóricas a respeito da política cultural no contexto de uma Instituição de Ensino Superior, associando-as à questão da memória. Este trabalho apresenta um recorte que considera os espaços da memória cultural da universidade e procura relacionar esses espaços com a formação de uma política cultural de uma Instituição de Ensino Superior. Esses espaços são aqueles que possibilitam o registro memorialístico, e podem gerar pesquisa, ensino e extensão, bem como permitem que a universidade – o seu corpo docente, discente e os servidores técnico-administrativos – e a comunidade do seu entorno constituam a sua identidade cultural.