22 novembro

Portal EmRedes – UEMG Unidade Divinópolis

A oficina “Patrimônio cultural afro-brasileiro: trajetórias, desafios e perspectivas”, que é parte integrante do Projeto “PORTAL EMREDES – Ações de divulgação, mobilização e debate: entre o Indizível e o Invisível”, busca, através de pesquisa e seleção de materiais, bem como elaboração e promoção de oficinas, evidenciar as questões fugidias que são costumeiramente apagadas das narrativas coletivas da memória e que se relacionam com o patrimônio cultural afro-brasileiro. Dessa forma, visa fortalecer e valorizar tradições, memória, história, contribuições socioculturais e os direitos humanos das populações afro-brasileiras e afrodescendentes, levando as discussões sobre a temática para diversos espaços sociais, em especial as escolas. Os recursos disponibilizados são resultado da premiação do PAEx/UEMG.

Diante da diversidade de contribuições das culturas africanas para as sociedades do Brasil e do mundo, observa-se a importância de valorizar alguns aspectos relativos à temática, como os valores da consciência negra, com objetivo central de revisar e superar as estruturas sociopolíticas que promovem privilégios de poucos e que mantêm heranças escravocratas e de opressão social da população negra. Entende-se que as contribuições das populações negras nas áreas de ciências, língua, religiosidade, tradições, expressões artísticas e manifestações folclóricas, entre outras, são temáticas pertinentes e devem ser parte integrante dos currículos e nas várias dimensões da vida social.

Inscrições

Os espaços escolares interessados no desenvolvimento da oficina junto a seus educandos devem entrar em contato com a equipe do Portal EmRedes, pelo e-mail portalemredes@gmail.com, informando quantidade de alunos, ano escolar, turno e professor responsável. São solicitadas 3 opções de datas para o agendamento.

conheça o Portal EmRede:
http://www.emredes.org.br/

DIVINÓPOLIS

22 novembro

Caros leitores(as)!

 

Devido a problemas técnicos nossas postagens não podem conter imagens, formatação no texto, símbolos e nem URLs encurtadas.

 

Pedimos desculpas pelos transtornos!

 

Atenciosamente;

 

22 novembro

Nos dias 31 de outubro e 6 de novembro, às 19h, o BDMG Cultural realizará o seminário Arte, Liberdade e Democracia. O objetivo é propor um bate-papo com importantes estudiosos de Minas Gerais e de outros estados sobre um dos temas mais importantes da atualidade. Serão duas noites dedicadas ao debate sobre arte e liberdade. O acesso é gratuito e não é necessário realizar inscrição. Confira a programação:

Painel 1 – “Arte e Política: Impasses e Horizontes” – 31 de outubro
Maria Angélica Melendi (UFMG)
João Antônio de Paula (UFMG)
Cristina Castilho Costa (USP)

Painel 2 – “O espaço da arte na sociedade brasileira hoje” – 6 de novembro
ngela Salgueiro Marques (UFMG)
Moacir dos Anjos (Fundação Joaquim Nabuco)
Ivana Bentes (UFRJ)

evento no facebook: https://www.facebook.com/events/139875096761438/

22 novembro

De 11/10 a 30/12
Ex Africa semper aliquid novi [da África sempre há novidades a reportar]“- Caio Plínio Segundo (23 d.c.-79 d.c.). Maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, “Ex Africa” apresenta dezoito artistas da geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil. A eles se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por negros escravizados retornados à África. Entrada gratuita.

Mais informações em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/ex-africa/

Texto: Divulgação.

22 novembro

No terceiro sábado do mês, 18 de novembro, a Faísca chega à última edição do ano! Nosso encontro é em novo local: o Campus Liberdade da Una.

O evento terá programação ampliada, que sai por aqui em breve.

Convide os amigos e

Foto de capa: Daniel Iglesias/Área de Serviço

Assista ao teaser da temporada 2017 da Faísca:

Confira também a cobertura fotográfica dos eventos anteriores, de maio , junho , 15 de julho, 30 de julho, 19 de agosto, 16 de setembro e as duas de 21 de outubro.

O que é a Faísca?

Faísca é a primeira feira mensal de produção gráfica de Minas Gerais. Os eventos são no terceiro sábado de cada mês, das 11h às 17h, com acesso gratuito. São 45 expositores independentes por edição, que podem ser artistas individuais, grupos, selos, editoras e outros projetos.

A feira estreou em junho de 2015 e está em sua terceira temporada. Mais de 350 expositores diferentes já integraram a programação. Além dos encontros realizados tradicionalmente no BDMG Cultural, a Faísca já estabeleceu parcerias para integrar as atividades de diversos eventos na capital mineira, como o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) 2015, quando foi realizada debaixo do Viaduto Santa Tereza, a edição do ano passado do festival Traço – música e desenhos ao vivo, na Praça da Savassi, o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF BH) 2017, na Praça da Liberdade, e o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, em agosto deste ano no mesmo local.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura

A terceira temporada da Faísca é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Projeto IF 024/2015. Os patrocinadores são o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Centro Universitário Una. A iniciativa é uma realização da produtora cultural Pulo Comunicação e Arte.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1760571000903996/