27 outubro

COMUNICADO

Por motivo de força maior (falecimento do sogro da Professora Rachel Costa), a palestra de hoje, dia 27/10/2016, quinta-feira, do Prof. Rodrigo Duarte foi adiada.

A DIRETORIA.

 

27 outubro

Título da palestra: Do “sistema das artes” à ambiência pós-histórica: itinerários da estética contemporânea

Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo Duarte (UFMG)

Resumo: Uma fonte importante da reflexão estética na contemporaneidade é aquilo que Hegel denominou o “sistema das artes”, a saber, um processo dialético a partir do qual os principais métiers artísticos, começando da arquitetura e terminando na poesia, se inter-relacionam, levando em conta características de sua espacio-temporalidade. Na estética contemporânea propriamente dita, uma das posições mais influentes é a de Theodor Adorno, claramente tributária da supramencionada inspiração hegeliana. Por meio concepção da obra de arte enquanto mônada, Adorno afirmava que a “arte é a antítese social da sociedade”, tal como consta no início da Teoria estética e implica na sua concepção específica de autonomia da arte. De um modo cuja conexão com a Estética de Hegel se torna ainda mais clara, a fertilidade dessa concepção foi complementada e atualizada posteriormente pelo próprio Adorno com a da “imbricação” das artes, tal como aparece no seu ensaio tardio “A arte e as artes”. A aplicabilidade da ideia de “imbricação” parece dar uma resposta a posteriori aos críticos de Adorno que consideravam a noção da arte como mônada muito exclusivista e pouco dialogal. Na verdade, o conceito de “imbricação” revela a estética de Adorno como totalmente aberta a diálogos com posicionamentos mais recentes, que, de algum modo, associam a situação atual da arte com uma possível condição pós-história em que estaríamos vivendo. Entre esses, abordo explicitamente o “pluralismo estético” defendido por Arthur Danto e – de modo especial – a noção da “arte como embriaguez”, proposta por Vilém Flusser na construção do seu amplo conceito de pós-história.

Hoje de 19:00 às 22:00 na Escola Guignard- Rua Ascânio Burlamarqui 540, 30315030 Belo Horizonte

Organizado pela Prof. Dra. Rachel Costa

Confirmações no facebook pelo link: https://www.facebook.com/events/990780927699606/

palestra

27 outubro

Belo Horizonte recebe a 2ª edição do Seminário de Artes Digitais

Nos dias 20 e 21 de outubro importantes profissionais se reúnem para debater sobre as tecnologias nas artes digitais no Brasil e suas influências em diferentes áreas do conhecimento

 

O 2º Seminário de Artes Digitais: Expandindo limites tecnológicos e artísticos é uma iniciativa para se debater o atual cenário da arte digital em transversalidade com outros campos da arte e da ciência. O SAD acontece este ano no Auditório da Escola Guignard (UEMG) em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de outubro trazendo convidados importantes que irão discutir sobre diversos conceitos e práticas no uso de tecnologias.

 

O projeto é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (Lab|Front), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Instituto Criativo em Arte e Tecnologia (ICAT), com apoio da Escola Guignard (UEMG). Nesta edição o SAD conta com apoio do projeto Design +, da Universidade Federal de Santa (UFSM), que foi realizado em Junho com coordenação da Prof. Débora Gasparetto, e também contou com os organizadores do SAD em sua programação. Ambos os projetos propuseram intercâmbios temáticos. A curadoria do evento é de Pablo Gobira (UEMG – PPGA) e Tadeus Mucelli (FAD/ UEMG – PPGA).

 

O 2º Seminário de Artes Digitais, apresenta eixos temáticos em torno da questão dos limites e das expansões possíveis dentro do campo da arte digital.

 

No dia 20 de outubro, quinta, serão abordados os limites dos jogos digitais e das interfaces tecnológicas por Lynn Alves (UNEB), Ronaldo Gazel (Artista/BH; Gaz Games), Henrique Roscoe “hol / 1mpar” (Artista/BH e curador do FAD), Thatiane Mendes (UFMG) e Jalver Bethônico (UFMG).

 

O segundo dia,  21 de outubro, sexta, serão discutidas a expansão das escritas do digital e as hibridações experimentais e outras realidades. Dentre os convidados estão Tânia Fraga (Artista, IMA-SP), Antônio Mozelli (UEMG), Wallace Lages (Virginia Polytechnic Institute and State University e UFMG), Marília Lyra Bergamo (UFMG), Álvaro Andrade (Artista – BH), Lucas Junqueira (Artista – BH) e Carlos Falci (UFMG).

 

O SAD 2016 conta ainda em sua programação com a Performance “AS IS” com regência de Jalver Bethônico (UFMG). Haverá o lançamento de dois livros; “Poemas de brinquedo” de Álvaro Andrade Garcia e Acidentes de leitura” de Alexandre Rodrigues da Costa.

 

Por fim, o próprio SAD fará o pré-lançamento do seu primeiro livro, Configurações do Pós-Digital: Arte e Cultura Tecnológica” composto de 23 capítulos com os mais importantes nomes no campo do Brasil e convidados internacionais. O livro tem previsão de lançamento em 2017.

 

Serviço2º Seminário de Artes Digitais (SAD)

Data: 20 e 21 de outubro de 2016

Local: Auditório da Escola Guignard – UEMG

Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540 , Mangabeiras – Belo Horizonte

Informações: www.artesdigitais.art.br

Entrada franca Inscrições prévias pelo site. Os participantes receberão certificado digital.

Facebook: https://www.facebook.com/events/1848507452103142/

11 outubro

Belo Horizonte e o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com o Centro Universitário UNA sediarão a 12ª edição do P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. O P&D 2016 acontecerá entre os dias 4 e 7 de outubro, no campus UNA Aimorés (Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes, Belo Horizonte – MG) com uma expectativa de participação de cerca de 1,000 pesquisadores com ligações diretas ao ensino, processos de produção e ao mercado do design. Este é o maior evento na área do Design no país e reúne pesquisadores de todos os estados, além de convidados internacionais. O Congresso se constitui como um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação do campo do Design, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições.

 

A 12ª edição do P&D Design- Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design Belo Horizonte – acontecerá de  4 à 7 de outubro de 2016 na 

UNA Aimorés Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes, Belo Horizonte – MG, 30140-071

Para maiores informações acesse:   http://www.ped2016.com.br/

 

ped

11 outubro

O CEIA – CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE ARTE OFERECE CURSO DE INICIAÇÃO A PERFORMANCE

No período de 12 de setembro a 18 de novembro o CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte realizará um curso de Iniciação a Performance nos centros Culturais Pampulha e Padre Eustáquio.

Sobre o curso: CEIA – PERFORMANCE E A INTERVENÇÃO URBANA – EXPERIMENTANDO A PERFORMANCE – Apresentação geral da história da performance e experiências correlatas. O corpo na arte contemporânea. Discussão de trabalhos relevantes. Realização de experiências nesse campo a partir das discussões originadas pelo conteúdo apresentado.

O CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte é uma inciativa que, há mais de 10 anos, realiza em Belo Horizonte e outras cidades do País, ações que visam estimular a produção e a formação na arte contemporânea.  Em Belo Horizonte o CEIA já realizou oito eventos internacionais de artes plásticas, enfocando várias linguagens e estabelecendo espaços de formação e intercambio para muitos artistas no âmbito local, nacional e internacional.

Professores:

Ana Luisa Santos, Wilson de Avelar, Dudude, Fernando Ribeiro

Coordenação:

Marco Paulo Rolla

Coordenação de Produção:

Patricia Imaculada de Matos

Realização:

CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte

Para maiores informações para participação acesse o site: http://www.ceiaart.com.br/br/mip3/curso-de-performance

panfleto-curso

11 outubro

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Entre os dias 19 e 25 de setembro, será realizada, em cerca de 360 municípios do país, a 10ª edição da Primavera dos Museus. Neste ano, o evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), abordará o tema “Museus, memórias e economia da cultura” e contará com a participação de 753 instituições, que realizarão um total de 2.080 atividades.

De acordo com o Ibram, o evento busca destacar “o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável”.

O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Unidade Divinópolis, participa do evento com a realização de diversas atividades, entre as quais oficinas, exposições, mesas-redondas e exibição de filmes, abertas à participação da comunidade.

Mais informações pelo telefone (37) 3229-3561.

 

confira a programação completa promovida pelo Cemud durante a Primavera dos Museus

14310335_661555397346139_2220672040573411024_o