30 setembro

Programa Institucional de Extensão Direitos à produção e ao acesso à arte e à cultura da Universidade do Estado de Minas Gerais coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Gobira (Pró-Reitoria de Extensão e Escola Guignard) possui caráter extensionista e organiza projetos e ações a fim de contribuir na construção de uma política cultural na UEMG para, assim, ampliar a produção e o acesso à arte e à cultura.

 

Para se alcançar uma política cultural nesta instituição, o programa propõe projetos e ações que dialogam com políticas de cultura do estado e da federação, que façam o mapeamento da produção de arte e cultura da própria universidade e que potencializem essa produção, possibilitando a interação com diferentes produções culturais. O programa também propõe a identificação, diálogo e publicação de projetos e eventos de arte e de cultura da Universidade; a identificação do potencial da Universidade para projetos de extensão que visem a ampliação do direito à produção e ao acesso à arte e à cultura de populações das camadas populares; e a coordenação da construção de uma política de cultura da UEMG. A fim de conhecer a própria instituição e com o intuito de tornar as atividades já em desenvolvimento mais conhecidas pela sua comunidade interna e externa, o programa desenvolve os seguintes projetos: Projeto de mapeamento institucional da UEMG e Projeto de visibilidade institucional do campo da arte e da cultura da UEMG.

 

O Projeto de mapeamento institucional realiza pesquisa, mapeamento e categorização das atividades de extensão – em artísticas e culturais – da UEMG a partir dos registros no CAEx de ações, projetos e programas extensionistas, e, também, com os projetos de pesquisa registrados na plataforma MAP – Projetos Científicos. A partir do levantamento dessas informações, será iniciada a criação de um banco de dados dos agrupamentos e iniciativas artísticas e culturais da UEMG. Em seguida, o projeto buscará diálogos com os coordenadores dos projetos e atividades cadastradas no CAEx e no MAP. Dessa forma, o projeto também articula e incita o diálogo entre coordenadores a partir de seus projetos, criando condições iniciais para novas atividades e projetos no campo da arte e cultura. Ainda, o projeto faz uma pesquisa e registro dos equipamentos artísticos e culturais disponíveis na UEMG para a sua comunidade. Assim, será traçado um perfil extensionista no campo da arte e da cultura da UEMG e, a partir dele, será possível redesenhar caminhos possíveis para a execução de novos projetos e ações que permitam a visibilidade e o fortalecimento de uma política cultural.

 

O Projeto de visibilidade institucional do campo da arte e da cultura busca realizar proposição de ações que nos levem a alcançar a instituição de uma política cultural na UEMG. A partir do desenvolvimento do projeto anterior de mapeamento da arte e da cultura na UEMG será proposto, neste projeto, um Portal das Artes e Cultura da UEMG mediante diálogos diversos com participantes da instituição. Dentre várias funções, o Portal servirá para compartilhar os dados coletados e categorizados no projeto citado anteriormente. Ele também compartilhará e publicizará a gestão do banco de dados sobre a produção artística e cultural na UEMG, permitindo que artistas e agentes culturais ainda não contemplados possam alimentar o banco de dados. O Portal pretende abarcar uma plataforma de banco de dados flexível que comporte também os eventos informais que acontecem na instituição. O Portal, além disso, apresentará uma agenda dessas atividades (oficiais ou não) em formato wiki, ou seja, que possa ser permanentemente alimentado pelo próprio público. Ainda, o Portal contará com uma equipe de docentes e discentes (um conselho curador) responsáveis por “caçar talentos” no campo da arte e da cultura, alimentando o Portal ao menos semanalmente com perfis de artistas de diversas áreas e com uma agenda da UEMG e do seu entorno. Outra função do Portal é a compartilhar os dados referentes aos equipamentos artísticos e culturais da UEMG, possibilitando o aumento do uso dos espaços da instituição.

 

Além dos projetos acima descritos, outro projeto vinculado ao ao PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO DA UEMG (PAEx/UEMG) e ao Programa Institucional de Extensão Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UEMG é o Projeto Sala de Estar, Coordenado na Escola Guignard pelo Prof. Dr. Pablo Gobira (Escola Guignard/UEMG).

 

O projeto SALA DE ESTAR é um projeto curatorial de extensão, que visa gerar um espaço comum de ocupação, instalado no Hall da Escola Guignard. Para convívio social, intercâmbio de ideias, exposições e acesso á produção artística de alunos.  Com o intuito de proporcionar trocas de conhecimentos, exposições diversas, expansão do aprendizado, estímulo reflexivo, diálogos extra sala, intervenções, instalações, ocupações e a integração entre docentes, alunos, servidores e pessoas do circuito de interesse artístico. O objetivo deste projeto é o estímulo e acesso à arte e à cultura. A SALA DE ESTAR é um espaço expositivo e curatorial que pretende suprir a carência de um espaço físico ativo de produção e de debates diversos na estrutura interna ociosa da instituição. Cria uma vivência construtiva que abrange o caráter coletivo, ao acesso a produção artística e cultural, sociabilidade, formação prática da curadoria e expansão dos seus conhecimentos. Mais informações acesse: http://projetosaladestar.wix.com/projetosaladeestar

 

Projeto CURTA O MINUTO   é uma atividade de exibição de filmes de curtas-metragens durante o intervalo das aulas noturnas da FaPP, vem sendo realizado desde setembro de 2014.A exibição audiovisual de curtas-metragens acontece mensalmente no horário de intervalo das aulas noturnas na área da cantina / portaria da Faculdade Políticas Públicas, visando promover uma atividade de extensão direcionada para o público de alunos que por condições profissionais não podem estar presentes em outros horários em atividades de extensão da Fapp.

Com a curadoria e coordenação do professor Rodolfo Fonseca, o evento acontece toda segunda semana de cada mês, no intervalo das quintas-feiras, às 20:40hs.

O projeto tem a finalidade de promover um momento de formação e descontração para a  comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, potencializar ampliação de horizontes culturais nos seus espaços.

Para mais informações sobre os projetos do Programa envie email para: direitos.extensaouemg@gmail.com