Núcleo de Estudo e Prática da Capoeiragem – NECA

Responsável: Prof. Dr. Roberto Kanitz

O projeto de extensão “Núcleo de Estudo e Prática da Capoeiragem – NECA” apresenta-se como  uma  interação  da  Universidade  com  a comunidade de Ibirité. Procuramos atender interesses  e necessidades da nossa comunidade, ampliando as relações, construindo diálogos entre os conhecimentos científicos construídos em prática e os saberes na forma de experiências vivenciais. Especialmente, no caso da Educação Física, o corpo e os movimentos culturalmente constituídos ganham centralidade e relevância neste processo dialógico. Sendo assim, nosso projeto busca tematizar a Capoeira como um saber popular construído no Brasil. Irá problematizar metodologias de ensino desta prática, buscará analisar seus mitos e suas histórias. Além disso, construímos uma forma de desenvolvimento da arte priorizando o conhecimento, a expressão corporal e o entendimento do jogo de forma fluida, lúdica, ancestral e consciente.

Sendo assim, o projeto “Núcleo de Estudo e Prática da Capoeiragem – NECA” aglutina estudantes da UEMG/Unidade Ibirité, docentes, técnicos-administrativos e comunidade em geral em torno dessa arte de luta e dança; podendo se transformar em um importante pólo de reunião, desenvolvimento, criação, produção de conhecimentos e vivência de lazer.

Os conhecimentos produzidos poderão fertilizar as práticas docentes dos/das estudantes envolvidos, não apenas aqueles e aquelas envolvidos no curso de Educação Física, mas a todos e todas que estão, ou irão se inserir no cotidiano das escolas. Além disso, a prática da capoeira pode ser uma outra forma de produção de conhecimento, uma forma distinta de dialogar com o outro, e com o corpo deste outro.

Como forma de desenvolvimento do nosso projeto, estabeleceremos algumas ações com o sentido de viabilizar os objetivos propostos.

Estabelecemos dois dias semanais de reunião para estudo e prática da Capoeira – segundas e quartas – às 11:20h, no prédio da Educação Física. Aqueles que já possuem experiência com a arte continuam a desenvolvê-la. Pessoas que nunca vivenciaram sua dinâmica, estão iniciando sua iniciação na arte no projeto. Deixamos claro aqui que nenhum/nenhuma estudante será impedida de participar. O projeto está acima de eventuais conflitos entre grupos ou associações.

Nas reuniões, estabelecemos uma rotina de vivências corporais. Em conjunto com repertório de golpes, esquivas e floreios; desenvolvemos saberes relativos ao toque dos instrumentos originais da roda da capoeira, em sua diversidade. Além da capoeira, outras manifestações populares correlatas, tais como o Samba de Roda, o Maculelê e a Puxada de Rede.

capoeira 3 capoeira 2 Capoera 1