31 outubro

Formação continuada para professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Profª Ana Paula Pedroso (UEMG – Ibirité)

Emerson Carlos da Silveira Gomes Bolsista PAEX

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui uma modalidade educativa estruturada a partir da constatação acerca das especificidades de seus sujeitos, dentre elas o fato de que seus educandos trazem consigo um conjunto de vivências e saberes que devem ser tomados como norteadores de suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, atentando-se para tais especificidades inerentes ao campo da EJA, presume-se que o perfil do profissional que atua nessa modalidade deve também ser diferenciado. Entretanto, as pesquisas confirmam que a quase totalidade dos educadores não recebeu formação prévia para o exercício da docência junto aos jovens e adultos. Nessa perspectiva, o presente projeto de extensão tem como objetivo oferecer, por meio de módulos mensais e temáticos, formação continuada aos professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no contexto das escolas públicas de Ibirité, quais sejam: Escola Municipal do Bairro Alvorada, Escola Municipal Morada da Serra, Escola Municipal do Bairro Petrovale, Escola Municipal Coronel Durval de Barros, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Escola Estadual Imperatriz Pimenta, Escola Estadual Parque Elizabeth,Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo e CESEC de Ibirité. Ressalta-se que nos encontros já realizados, foram discutidos temas como: as diferentes concepções e percurso sócio histórico da EJA no Brasil; a diversidade de seus sujeitos; a educação popular e as contribuições de Paulo Freire para a EJA. Considerando o papel social da universidade na democratização do conhecimento,deve-se ressaltar que os projetos dessa natureza representam uma possibilidade de auxílio para a atuação dos educadores da EJA, sobretudo por oferecer diretrizes que possam contribuir para o avanço das discussões acerca da problemática da EJA. Além disso,favorecem a integração universidade – comunidade e possibilitam à comunidade universitária conhecer a problemática social e atuar na busca de soluções plausíveis.

EJA