EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO CURSINHO POPULAR HELENA ANTIPOFF

Cristiane Freitas de Azevedo Barros (Coordenadora)

Ana Clara Castilho Diegues (Bolsista PAEX)

Maria Luiza Alves Zortea (Bolsista PAEX)

Criado em 2017, o cursinho popular Helena Antipoff da UEMG Ibirité busca romper o ciclo de vulnerabilidade educacional, social, cultural, econômica e política ao conciliar a preparação para o ENEM e vestibular de estudantes carentes, ao mesmo tempo em que capacita discentes licenciandos da Unidade Ibirité em sua formação, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar a sala de aula. São oferecidas anualmente 80 vagas, com duas turmas de 40 alunos, selecionados segundo os critérios de comprovação de carência, grau de escolaridade e disponibilidade de participação no curso. Atualmente coordenado pela professora Cristiane Barros, o projeto foi iniciado pelo Professor Alexandre Nascimento, hoje na unidade Jõao Monlevade, e conta com duas bolsitas PAEX e 18 discentes voluntários que ministram as aulas de acordo com os conteúdos mais cobrados nas provas de vestibular. Estratégias didáticas, conteúdos, rendimento dos estudantes e cronograma das aulas são planejados em reuniões mensais com toda a equipe, em parceria com outros 13 Cursinhos Populares de Belo Horizonte. As aulas ocorrem de segunda à sexta feira na parte da tarde, na Unidade Ibirité.

“O cursinho popular foi muito importante para mim, pelo fato de eu ter terminado o Ensino Médio há muito tempo e não lembrar muito dos conteúdos que caem no vestibular. O cursinho trouxe meu ânimo de volta, a vontade de estudar, a garra e tudo aflorou novamente em minha vida. Depois que entrei no curso, muita coisa mudou: abri minha mente e minha memória também melhorou. Passei a conversar mais e me comunicar melhor, além de aprender a ter mais percepção crítica sobre diversos assuntos. Os professores interessados em ajudar e também a disponibilização de lanche e material gratuito me deixaram ainda mais motivada para continuar”.
(S.P, Aluna do cursinho popular).

“Escolhi a licenciatura antes de escolher a biologia. Quando fui chamada para dar aula no cursinho popular, apesar do medo, aceitei e foi uma das melhores escolhas que eu já fiz. O cursinho me fez ter certeza que eu quero dar aula. A cada aula eu sentia que conseguia melhorar minha didática e isso é muito importante para mim como aluna de um curso de licenciatura. Me vi diante de pessoas que apesar da falta de oportunidade queriam ingressar em uma faculdade, me apaixonei pelas duas turmas e pelas histórias de cada aluno. Além de ter sido uma experiência incrível da minha futura profissão, oportunidade que não consegui vivenciar de forma tão significativa nos estágios”.
(Aluna Voluntária da UEMG- Ibirité)

1             2