30 maio

A partir de maio de 2015, forma integrados dois novos professores da UEM G a equipe do Programa Institucional Direitos à produção e acesso à Arte e à Cultura da UEMG.  Os novos professores atuam tanto como artistas tanto como produtores culturais na cidade de Belo Horizonte e vem no intuito de trabalhar pela construção de um projeto de política cultural na universidade de médio a longo prazo.

Mais informações sobre os currículos dos professores a seguir:

Marco Paulo Rolla – professor da Escola Guignard (UEMG) – Coordenador artístico do Programa

Possui graduação (1991) e mestrado (2006) em Artes, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Nos anos de 1998-1999 fez residência artística na Rijksakademie van Beeldende Kunsten em Amsterdam, Holanda. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard, atuando na graduação e pós-graduação,ministrando disciplinas de performance e pintura. Coordenador, editor and criador do CEIA- Centro de Experimentação e Informação de Arte. Tem experiência na área de Artes, atuando de forma multidisciplinar em áreas como, instalação, pintura, performance, desenho, musica, gravura, cerâmica, escultura e dança. Fez parte de várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior

Rodolfo N Junqueira Fonseca – professor da Faculdade de Políticas Públicas – FaPP (UEMG) – Coordenador de Produção e Pesquisa do Programa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Sociologia Urbana – Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É formado em Cinema pela Escola de de Cinema Darcy Ribeiro (RJ). Atualmente é consultor em projetos urbanos e culturais e professor universitário, de cursos livres e oficinas. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociedade e Cultura Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: conselhos, política urbana, política cultural, planejamento urbano, sociologia urbana, diagnóstico de políticas públicas, desenvolvimento social e cultural, responsabilidade social e ambiental; Além disso, trabalha com diversas metodologias sejam elas quantitativas ou qualitativas, como formatação, aplicação e análise de surveys ou observação participante, entrevistas abertas e semi-estruturadas, histórias de vida, fotografias e vídeo-documentários.

Mais informações: www.filmesderodolfofonseca.blogspot.com