Belo Horizonte recebe a 2ª edição do Seminário de Artes Digitais

Nos dias 20 e 21 de outubro importantes profissionais se reúnem para debater sobre as tecnologias nas artes digitais no Brasil e suas influências em diferentes áreas do conhecimento

O 2º Seminário de Artes Digitais: Expandindo limites tecnológicos e artísticos é uma iniciativa para se debater o atual cenário da arte digital em transversalidade com outros campos da arte e da ciência. O SAD acontece este ano no Auditório da Escola Guignard (UEMG) em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de outubro trazendo convidados importantes que irão discutir sobre diversos conceitos e práticas no uso de tecnologias.

O projeto é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (Lab|Front), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Instituto Criativo em Arte e Tecnologia (ICAT), com apoio da Escola Guignard (UEMG). Nesta edição o SAD conta com apoio do projeto Design +, da Universidade Federal de Santa (UFSM), que foi realizado em Junho com coordenação da Prof. Débora Gasparetto, e também contou com os organizadores do SAD em sua programação. Ambos os projetos propuseram intercâmbios temáticos. A curadoria do evento é de Pablo Gobira (UEMG – PPGA) e Tadeus Mucelli (FAD/ UEMG – PPGA).

O 2º Seminário de Artes Digitais, apresenta eixos temáticos em torno da questão dos limites e das expansões possíveis dentro do campo da arte digital.

No dia 20 de outubro, quinta, serão abordados os limites dos jogos digitais e das interfaces tecnológicas por Lynn Alves (UNEB), Ronaldo Gazel (Artista/BH; Gaz Games), Henrique Roscoe “hol / 1mpar” (Artista/BH e curador do FAD), Thatiane Mendes (UFMG) e Jalver Bethônico (UFMG).

O segundo dia,  21 de outubro, sexta, serão discutidas a expansão das escritas do digital e as hibridações experimentais e outras realidades. Dentre os convidados estão Tânia Fraga (Artista, IMA-SP), Antônio Mozelli (UEMG), Wallace Lages (Virginia Polytechnic Institute and State University e UFMG), Marília Lyra Bergamo (UFMG), Álvaro Andrade (Artista – BH), Lucas Junqueira (Artista – BH) e Carlos Falci (UFMG).

O SAD 2016 conta ainda em sua programação com a Performance “AS IS” com regência de Jalver Bethônico (UFMG). Haverá o lançamento de dois livros; “Poemas de brinquedo” de Álvaro Andrade Garcia e Acidentes de leitura” de Alexandre Rodrigues da Costa.

Por fim, o próprio SAD fará o pré-lançamento do seu primeiro livro, Configurações do Pós-Digital: Arte e Cultura Tecnológica” composto de 23 capítulos com os mais importantes nomes no campo do Brasil e convidados internacionais. O livro tem previsão de lançamento em 2017.

Serviço2º Seminário de Artes Digitais (SAD)

Data: 20 e 21 de outubro de 2016

Local: Auditório da Escola Guignard – UEMG

Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540 , Mangabeiras – Belo Horizonte

Informações: www.artesdigitais.art.br

Entrada franca Inscrições prévias pelo site. Os participantes receberão certificado digital.

Facebook: https://www.facebook.com/events/1848507452103142/