Gênero e etnia na literatura e sua repercussão na sociedade

Coordenação: Lidia Maria Nazare Alves

Bolsista: Leonardo Gomes de Souza

O projeto de extensão “Gênero e etnia na literatura e sua repercussão na sociedade” levou aos alunos do terceiro ano da Escola Estadual Joaquim Knupp (Luisburgo, MG) a mesa redonda “Literatura, Gênero e Etnia – Uma análise da obra Ponciá Vicêncio”, da autora Conceição Evaristo.  Acompanhe abaixo o relato da Coordenação da Atividade:

A escolha do público-alvo justificou-se com vistas à necessidade de aprimoramento para as provas do ENEM. A recepção da escola foi agradável. Ela nos ofereceu o espaço necessário, assim como os equipamentos para que o diálogo acontecesse. A Profª. Jelsane, egressa, nos recebeu e nos apresentou à turma, abrindo-nos a mesa redonda. Nessa perspectiva, a Drª. Lídia M. N. Alves fez a abertura da comunicação, explicando a função social da literatura. Na medida em que explicava, exemplificava com o recitar de poemas intercalados com canções da MPB.

Em diálogo com a expositora, o orientando, bolsista, Leonardo Gomes de Souza seguiu, visibilizando a escritora Conceição Evaristo, por meio de um vídeo, e fazendo-se ouvir a sua voz. Em seguida, fez uma breve exposição da obra elencada e, em diálogo com a orientadora, passou a explorar o sentido do ir e vir da personagem Ponciá Vicêncio. Trabalhou-se na ótica das liquefações da realidade social e dos sujeitos em trânsito, sempre à procura, ancorados nos estudos feitos sobre as ideias de Zygmunt Bauman e Stuart Hall, dentre outros. Vários conceitos foram entrecruzados no ir e vir dialógico: espaço político, identidade, subalternidade, gênero e etnia. Concluíram aquele momento dizendo que Ponciá Vicêncio podia ser lida como um signo de marginalização, dentro de um mundo tocado por esse liquifazer-se.

Os alunos foram receptivos à proposta da comunicação apesar de se mostrarem tímidos com relação ao falar. Demonstraram interesse pela obra e pela autora em destaque.

luisburgo2

luisburgo3