CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM E PRÉ-VESTIBULAR HELENA ANTIPOFF NA UEMG IBIRITÉ

Orientador: Alexandre Túlio Amaral Nascimento.

Bolsistas Paex: Maria Luiza Alves Zortéa e Pedro Henrique Horta Braga.

Professores Voluntários: Agatha Campos, Amanda Carolina, Ana Clara Castilho, Anderson Rodrigues, Andrelino Filho, Bruna Caroline, Bruna Coelho, Cleiciana Regina, Danilo Augusto, Eunice Maria, Júlio Roger, Karine de Oliveira, Leonardo de Paula, Marcos Vinicius, Maria Luiza Zortéa, Matheus Fernandez, Nadia Cota, Nayara Veloso, Pedro Henrique Horta, Raquel Penido, Rayane Pereira, Ricardo Penido e Rosemari Diegues.

Devido à defasagem na educação básica, muitos alunos optam por fazerem cursos preparatórios, na expectativa de conseguirem melhores resultados no ENEM e em outras provas de vestibulares, a fim de conquistarem uma vaga nas universidades. É notável a discrepância da qualidade de ensino entre as escolas particulares e públicas e alunos de baixa renda não tem acesso aos cursinhos pagos.

Diante dessa realidade, o Cursinho Popular Helena Antipoff surge com intuito de atender alunos carentes e favorecer o ingresso dos mesmos nas instituições universitárias. Além disso, há uma integração entre ensino e extensão, na medida em que oferecemos aos estudantes universitários de diversos cursos, especialmente aos de licenciatura, a oportunidade de praticarem e exercitarem as disciplinas e habilidades que aprendem em sala de aula. Ainda, essas experiências podem se apresentar como campos férteis de pesquisas acadêmicas na área de educação e ensino e permitem maior integração da comunidade local com o campus da UEMG  Ibirité.

As aulas, iniciadas em agosto e com o término previsto em dezembro, estão sendo realizadas de segunda à sexta feira e contam com o envolvimento de estudantes voluntários e professores que ministram as aulas de acordo com os conteúdos mais cobrados nas provas de vestibular.

O projeto foi aprovado em primeiro lugar no Edital PAEX na Unidade Ibirité em 2017 e contemplado com a premiação do Edital.

imagem 2

Imagem 1