27 setembro

Professor(a) responsável: Joana Beatriz Barros Pereira

UEMG – Unidade Campanha

A água se tornou um assunto de grande importância devido à  escassez que se anuncia e que atualmente vem se comprovando nas demandas da sociedade. Para tratar desta questão se mostra necessário abordar o saneamento e o esgoto visto que a qualidade da água passa a ser prioridade para enfrentar este cenário. A escassez de água requer que sua qualidade seja melhor, para que isso ocorra é necessário, controlar o esgoto e ampliar ações de saneamento, influenciando na formação de uma cultura para o uso racional da água.

No ambiente urbano o saneamento está implementado  como política pública e no ambiente rural esta questão não está acobertada nas ações públicas.  As escolas rurais, pousadas e empreendimentos de turismo,  concentram pessoas e utilizam fossas negras. Carecem de uma modalidade de saneamento básico que promova ações de sustentabilidade.  Diante deste cenário e  visando promover ações que estimulem a formação de uma consciência voltada para o uso racional da água no ambiente rural , o projeto Águas da UEMG divulga, apoia e estimula a implantação de fossas ecológicas nos empreendimentos rurais.

As fossas ecológicas de evapotranspiração  construídas com pneus são uma opção para o saneamento e para a reciclagem de pneus. O projeto promove a mobilização social das comunidades e dos empreendimentos para a implantação da fossa  através de ações no âmbito da pedagogia empresarial com o trabalho de formação da consciência nos usuários e no âmbito dos processos gerenciais caracterizando a valorização do empreendimento pela responsabilidade ambiental.  A equipe de bolsistas é oriunda do curso de Pedagogia  e de Processos Gerenciais.  O projeto trabalhou com escolas de campo e atualmente está desenvolvendo atividades com pousadas e fazendas de produção de oliveiras em Campanha/MG e região.

Fonte: Registro fotográfico na escola Municipal do Campo Grande – Município de Campanha, projeto fossas Ecológicas em Escolas, 2017.