Coordenadora do Projeto: Profª. Drª. Elizete Oliveira de Andrade
Professora Participante: Profª. Drª. Maria da Penha Ferreira de Assis
Estudante bolsista do curso de Pedagogia: Vanusa Aparecida Franco dos Santos
Estudante não bolsista do curso de Pedagogia: Alice Andrade da Silveira
Técnica: Maria de Fátima Gomes Gallo Bevilaqua
Trata-se de uma pesquisa que busca conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores/as participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em escolas do campo do município de Carangola/MG.
O objetivo principal é conhecer e sistematizar os saberesfazeres produzidos na prática pedagógica dos/as professores/as de escolas do campo que estão em formação pelo PNAIC, na busca da compreensão desses saberes enquanto estratégias ou não para consolidação de uma prática que seja mais próxima da perspectiva da educação do campo.
Para o desenvolvimento da pesquisa a equipe participará dos encontros formativos do PNAIC (como ouvintes), bem como será realizada observação participante nas aulas ministradas pelos/as professores/as. O intuito é, a partir das concepções apresentadas pelo grupo de professores/as nos encontros de formação continuada e na prática nas escolas escolhidas, refletir sobre as estratégias utilizadas como propícias ou não à perspectiva da educação do campo.
Professor Coordenador: Custódio Jovêncio Barbosa Filho, UEMG – Unidade Ubá.
Equipe: Professora Viviane Modesto Arruda
Professora Kelly da Silva
A presente proposta de pesquisa tem como objetivo, a partir de experiências teóricas e práticas, conhecer estratégias de ações que articulem a Educação do Campo como campo de conhecimento epistemológico, a Agroecologia enquanto possibilidades de mudança da matriz produtiva no campo e os diálogos produzidos entre os saberes científicos e os saberes populares existentes entre os camponeses dos assentamentos que ocupam a região da Zona da Mata, no estado de Minas Gerais. Espera-se com esta pesquisa conhecer as estratégias de ação adotadas pelos camponeses assentados da região da Zona da Mata Mineira que articulem a Educação do Campo enquanto campo epistemológico e a Agroecologia como nova matriz produtiva na interface entre os saberes científicos e os saberes populares.
No dia 28 de Abril, ocorreu o primeiro encontro de Benzedeiras e Raizeiras da região metropolitana de Belo horizonte, uma iniciativa organizada pelo projeto “SABERES DO QUINTAL: BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR” da unidade UEMG-Ibirité coordenado pelo prof. Emmanuel Duarte Almada.
O encontro foi organizado como uma tentativa de agregar os conhecimentos tradicionais das Benzedeiras e Raizeiras, pensando sua articulação dentro da RMBH junto com a comunidade. Em uma roda de conversa informal houve a interação de pessoas das mais variadas áreas do conhecimento em uma partilha de experiências e troca de saberes tradicionais.
Muitos assuntos foram colocados em pauta, como: o benzimento como modo de vida, sendo uma ferramenta de equilíbrio entre homem e o meio ambiente; descrição de plantas e rezas utilizadas no processo de cura; o uso devido de ervas medicinais no nosso cotidiano; posologia; infusões para o bem-estar da saúde e o poder da espiritualidade das religiões afro-brasileiras.
Ainda teve um almoço coletivo após a roda de conversa, e no final do encontro uma oficina de pomada com ingredientes naturais.
Estes encontros fortalecem os meios de preservação dos costumes populares tradicionais, como o modo de vida das benzedeiras e raizeiras, que ao longo dos anos se perde em meio a tantos adventos da atualidade, sendo desvalorizados pela população, deixando de ser um costume tradicional.
Fotos: