UEMG – Unidade Carangola

Autor(es): Jaquelina Alves Nunes, Daniela Viana Mantesco, Maria Alice Brandão Silva, Jaqueline da Silva Reis, Nandialla Maria Carlos do Nascimento

Orientadora do Projeto: Jaquelina Alves Nunes

O presente trabalho buscou mostrar como a Botânica pode ajudar na formação de licenciados em Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais/Carangola, assim como ajudar professores que já lecionam na área a melhorar seus métodos de ensino, além de proporcionar a iniciação à docência para alunas do curso de Ciências Biológicas envolvidas.

Foram realizadas aulas teóricas e práticas envolvendo o tema, além de visitas ao Herbário da Universidade do Estado de Minas Gerais – HUEMG. Desenvolvido com duas turmas do sexto período de Pedagogia da UEMG/Carangola, uma contendo 20 alunos (Turma A) e a segunda contendo 18 alunos (Turma B), uma turma do terceiro período de Geografia com 28 alunos e duas turmas do Centro de Educação Infantil Arte Manha, os quais eram alunos do pré-escolar e 3º ano do ensino fundamental. Para cada turma foi desenvolvida uma metodologia adequada e diferenciada.

As sequências didáticas trabalhadas foram: Cegueira botânica; Botânica no cotidiano, Preservação ambiental, Morfologia Vegetal e importância das Coleções botânicas.

O trabalho foi de suma importância, uma vez que expandiu o conhecimento da botânica, gerou integração entre alunos de cursos distintos da Unidade, bem como mostrou maneiras simples e divertidas para trabalhar com as plantas em sala de aula.

IMG-20180906-WA0001 IMG-20180628-WA0043 IMG-20180815-WA0086 IMG-20180628-WA0035 IMG-20180827-WA0018 IMG-20180822-WA0029