Professor (a) responsável: Vanesca Korasaki

UEMG – Unidade Frutal

A Comunidade que sustenta a Agricultura (Community Support Agriculture – CSA) é formada por pessoas que procuram uma alimentação saudável e sem agrotóxicos, com o fornecimento de alimentos orgânicos de forma direta entre produtor-consumidor. A CSA-Frutal cria uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos, trocando a cultura do preço pela cultura do apreço.

No grupo da CSA-Frutal estão moradores da cidade de Frutal, das mais variadas áreas: advogados, aposentados, arquitetos e urbanistas, biólogos, diretores de escolas, donas de casa, educadores, empresários, engenheiros agrônomos, estudantes universitários, fisioterapeutas, jornalistas, juízes, médicos, nutricionistas, pedagogos, produtores orgânicos, entre muito outros.

Um grupo fixo de consumidores se compromete a cobrir o custo da produção agrícola de um produtor orgânico. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo agricultor sem custos adicionais. O benefício do consumidor é que ele recebe produtos de qualidade sabendo como são produzidos. O benefício do produtor é que ele não sofre a pressão do mercado e do preço.

Os consumidores, aqui chamados de co-produtores investem uma taxa mensal e recebem semanalmente uma cesta com no mínimo sete produtos orgânicos, em média a cesta pesa de 7 a 8 kg. Os produtores orgânicos certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sr. Lucas Morais e Sra. Sirlene Soares são os agricultores responsáveis pela produção dos alimentos da cesta.

No último sábado de cada mês ocorre a vivência, que é um evento no qual co-produtores junto com os agricultores realizam atividades que tem o objetivo de aumentar a interação do grupo. Nas vivências o espaço da CSA-Frutal foi pintado e ornamentado, foram feitos pratos com ingredientes do próprio cultivo, como: pizza de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC),  e uma colheita coletiva de tomates, entre outras atividades que fomentaram a interação em produtores e co-produtores.

Para mais informações acesse o site: http://agroecologiafrutal.org/csa-frutal/