No dia 28 de Abril, ocorreu o primeiro encontro de Benzedeiras e Raizeiras da região metropolitana de Belo horizonte, uma iniciativa organizada pelo projeto “SABERES DO QUINTAL: BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR” da unidade UEMG-Ibirité coordenado pelo prof. Emmanuel Duarte Almada.
O encontro foi organizado como uma tentativa de agregar os conhecimentos tradicionais das Benzedeiras e Raizeiras, pensando sua articulação dentro da RMBH junto com a comunidade. Em uma roda de conversa informal houve a interação de pessoas das mais variadas áreas do conhecimento em uma partilha de experiências e troca de saberes tradicionais.
Muitos assuntos foram colocados em pauta, como: o benzimento como modo de vida, sendo uma ferramenta de equilíbrio entre homem e o meio ambiente; descrição de plantas e rezas utilizadas no processo de cura; o uso devido de ervas medicinais no nosso cotidiano; posologia; infusões para o bem-estar da saúde e o poder da espiritualidade das religiões afro-brasileiras.
Ainda teve um almoço coletivo após a roda de conversa, e no final do encontro uma oficina de pomada com ingredientes naturais.
Estes encontros fortalecem os meios de preservação dos costumes populares tradicionais, como o modo de vida das benzedeiras e raizeiras, que ao longo dos anos se perde em meio a tantos adventos da atualidade, sendo desvalorizados pela população, deixando de ser um costume tradicional.
Fotos: