Projeto: “Disseminação e Fortalecimento de Experiências Agroecológicas”.

Coordenadora: Profª. Me. Mariana Vilhena de Faria

Estudante Bolsista: Janderson Marcos Oliveira

Ao longo do ano de 2015 e 2016, temos desenvolvido dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola, o projeto “Disseminação e Fortalecimento de Experiências Agroecológicas”. Nosso objetivo é realizar encontros que chamamos de Intercâmbios de Saberes Agroecológicos a fim de possibilitar atroca de experiências agroecológicas, visando construir alternativas para os problemas enfrentados no campo por agricultores e agricultoras do município de Carangola – MG.

Os Intercâmbios de Saberes são metodologias similares ao método Campesino a Campesino, desenvolvido ao longo da segunda metade do século XX por agricultores e organizações de países da América Central. De uma forma geral, seguem uma construção baseada em oito etapas: a primeira consiste na mobilização de agricultores de comunidades rurais de Carangola. Cada encontro acontece em uma propriedade diferente, de acordo com as demandas e a disponibilidade das famílias.

O Intercâmbio inicia-se com uma mística realizada antes da apresentação dos participantes e organizações. Em seguida, a família anfitriã conta um pouco de sua história e caminha-se pela propriedade a fim de identificar as características e impactos ambientais do local. Após essa etapa, os conhecimentos são partilhados, bem como sementes e mudas. Por fim encerramos com a mesa da partilha, momento em que os alimentos trazidos pelos participantes são compartilhados.

Ao longo do ano de 2016, construímos juntamente com os agricultores, encontros que trataram de temáticas ligadas a conservação da água, haja visto o contexto de escassez hídrica atual e às necessidades demonstradas pelos agricultores em recuperar os cursos d’água da região. Foram abordadas questões ligadas ao planejamento e diagnóstico ambiental, ao reflorestamento de nascentes e à construção de práticas relacionadas ao saneamento básico rural.

Acreditamos que através do diálogo entre os saberes populares e o conhecimento científico, estas ações têm contribuído pouco a pouco para o fortalecimento da agricultura familiar do município, disseminando experiências que buscam estabelecer uma relação mais harmônica com a natureza.