COORDENADORA:  Prof. MSc. Viviane da Silva de Oliveira

EQUIPE:  Daniel Martins Gonçalves (Bolsista PAEx 2017), Thaise Oliveira Paula e Virgínia Nunes Pinto.

O Parque Nacional do Caparaó (PNC) está inserido numa região que manifesta evidente vocação para desenvolvimento de atividades turísticas, que consequentemente podem aliar a conservação e a geração de renda. Visando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do território de abrangência do PNC, desde o ano 2011, com o apoio do PAEx, o “Projeto Quatis do Caparaó”, vem realizando atividades de pesquisa e extensão no parque e em suas comunidades de entorno.
         No ano 2015, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Espera Feliz/MG, se propôs a implementar   o subprograma “PertenSer” Mulher, com o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento das moradoras do entorno, bem como desenvolver atividades que promovam a melhoria da geração de renda e desenvolvimento sustentável desta região, por meio da produção e comercialização coletiva de artefatos, retratando a natureza, a cultura e as característica do local.
         Ações piloto do subprograma foram desenvolvidas com grupos de mulheres localizados no entorno.  Dentre elas, a realização de um diagnóstico participativo ao longo dos anos   2015 e 2016. A partir do diagnóstico, foi possível identificar que a baixa comercialização dos artesanatos fabricados pelas integrantes do grupo, associado ao acesso à “indústria cultural” e atual crise financeira do país, têm obrigado as mulheres participantes a diminuírem a produção desses artesanatos e a se envolverem com outras atividades mais lucrativas para garantir a complementação de renda da família, descaracterizando assim a tradição do grupo.
Identificou-se ainda que, os produtos artesanais fabricados pelas integrantes necessitam de aprimoramento para alcançar os padrões de comercialização, bem como as mulheres envolvidas   necessitam aprimorar   conhecimentos de autogestão, formação de preço, gerenciamento de negócios, entre outros, fazendo-se necessária a capacitação do grupo.
         Outro fator importante revelado pelo diagnóstico, foi o baixo conhecimento sobre o PNC, incluindo objetivos, relevância ecológica e importância para o desenvolvimento socioeconômico da região, demonstrando baixo sentimento de pertencimento e identidade com esta unidade de conservação.
         A constatação desta situação implicou na reelaboração das ações do projeto, que está buscando identificar estratégias para viabilizar a produção e a comercialização de produtos artesanais para os turistas do PNC e entorno, de forma que os mesmos, contribuam no processo de fortalecimento da identidade da comunidade, bem como voltem a complementar a renda familiar das integrantes. E, consequentemente, possam contribuir também, para fortalecer a cultura criativa e o desenvolvimento sustentável deste território, bem como a conservação do PNC.
          Nesta perspectiva, buscou-se    promover o diálogo e viabilizar meios para o estabelecimento de parcerias desses grupos com instituições de atuação local e realizar atividades de sensibilização e capacitações sobre   Educação Ambiental e Turismo, Produção Artesanal, Autogestão e Empreendedorismo, entre outras, utilizando-se ferramentas participativas para trabalhos socioambientais.
         Neste ano, a atuação do projeto foi fortalecida pelo estabelecimento de parceria com a Associação de Mulheres Rurais de Espera Feliz, MG (Figura 1) , o que possibilitou iniciar as   etapas de sensibilização e capacitações com um grupo piloto, constituído de 20 mulheres, moradoras do entorno ( Figura 2), por meio do desenvolvimento do Projeto CAPACITANDO MULHERES DO CAPARAÓ, contemplado pelo Edital PAEx 2017.  Além disso, também firmou-se parceria com o Circuito Pico da Bandeira e Secretaria de Turismo de Espera feliz, visando a realização de ações conjuntas e ampliando a aproximação entre a universidade, a comunidade e instituições local.
          Veja abaixo, fotografias de apresentação do Projeto e estabelecimento de parceria.
2

Figura 1: Reunião com a Associação de Mulheres Rurais de Espera Feliz/MG

1

Figura 2: Grupo Piloto na Oficina 1 – Educação Ambiental e Turismo – São José – Zona Rural de Espera