12 novembro

O Escrevendo com o Escritor é uma iniciativa que faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre alunos dos anos iniciais de escolas públicas e aproximá-los de escritores das obras lidas. Para ser desenvolvido conta com a colaboração de profissionais capacitados em áreas distintas como pedagogos, professores, acadêmicos, dançarinos, músicos e atores. As crianças envolvidas se preparam com a orientação destes profissionais e de seus professores nas escolas, para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, crianças e escritores interagem via blog e aplicativo, onde escrevem e ilustram histórias, poesias, poemas, pelejas virtuais, além de utilizar recursos audiovisuais para se conhecerem melhor. As atividades culminam com o encontro com o escritor em suas escolas, dia em que são apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros lidos, danças e músicas. Escritores e leitores se conhecem pessoalmente durante animados bate-papos e livros são lançados. Acontece desde 2005 na cidade de Cataguases-MG, e durante 9 anos promoveu um ou dois encontros com um escritor por ano. Em 2015 realizou o “1º Encontrão do Escrevendo com o Escritor”, quando 8 dos escritores que participaram anteriormente estiveram na cidade visitando escolas, conversando com professores contando histórias. Em 2016 recebeu o Prêmio Todos por um Brasil de Leitores e pode realizar um novo encontro, desta vez com 4 escritores.

Este ano acontecerá o “2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor”. Vamos agora reunir Luiz Ruffato, Renatta Barbosa, Marialva Monteiro, Alvaro Ottoni, TadeuCosta, Mary França, Eliardo França, Lalau e Lili Balonecker e repetir as ações. Para isto, nos três meses que antecedem o encontro, as crianças e seus professores participam de oficinas de dança, contação de histórias, artes, mídias e tecnologias digitais, dentre outras que lhes darão oportunidade de conhecerem os escritores, lerem seus livros, escreverem histórias e se comunicarem com eles pela internet. Neste mesmo período os escritores, além de estimularem as crianças a escrevem histórias colaborativas no blog e aplicativo, criaram histórias, que foram reunidas em uma publicação que será doada para as escolas e instituições culturais da cidade. O ápice do projeto acontecerá no “2º Encontrão”, nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, quando os 9 escritores estarão em Cataguases, Leopoldina e Carangola.

É importante ressaltar que as atividades do Escrevendo com o Escritor tiveram início no Instituto Francisca de Souza Peixoto, que desde 1999 apoia, dentre outros não menos importantes, iniciativas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação e sempre teve como objetivo gerar qualidade de vida e desenvolvimento para a comunidade da cidade de Cataguases. O Escrevendo com o Escritor esteve durante 10 anos entre suas ações. Infelizmente devido a motivos alheios aos desejos de seus gestores e idealizadores, o patrocínio da atividade foi encerrado em 2015. Por isto, novas formas de financiamento e parcerias têm sido buscadas. Este ano com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais, e o apoio de amigos como Mônica Botelho, dos queridos da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, da Fábrica do Futuro, das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura de Cataguases, do Proler de Cataguases, do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio, da Universidade do Estado de Minas Gerais e das escolas de Cataguases, Leopoldina e Carangola faremos uma grande festa.

Visite o Blog e baixe o aplicativo do Escrevendo com o Escritor: http://escrevendocomescritor.blogspot.com/
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dia 19 (1) dia 20

dia 21

5 novembro

Débora Rodrigues da Silva –  Graduanda do Curso de Psicologia da UEMG/Unidade Ituiutaba.
Lília Maria Mendes Bernardi –  Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da UEMG/Unidade Ituiutaba.

 

Existem diferentes formas de aprendizagem visto que cada indivíduo possui subjetividade no modo de adquirir conhecimento. Acredita-se que devido à singularidade de cada pessoa e suas vivências pessoais, há particularidades nas relações interpessoais e diferentes formas de aprender. Sendo assim, é necessário o estudo acerca dos aspectos envolvidos no processo de socialização, bem como as influências e formas de aprendizagem. Traçamos os problemas de pesquisa: como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento e quais os tipos de aprendizagem adquiridas no processo de construção artística e musical? Propomos os objetivos: identificar como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento; compreender a aprendizagem adquirida no processo de construção artística e musical e conhecer como desenvolve os aspectos sociais nas relações e as características externalizadas da personalidade através de jogos e brincadeiras. O trabalho baseia-se em Kishimoto (2010) que diferencia o conceito de jogo, brincadeira e brinquedo; Ivic (2010) apresenta a teoria de Vygotsky presente na aprendizagem e interação social. O projeto abrange 13 estudantes e 1 professora da UEMG, 15 participantes do Conservatório de Música, 25 estudantes e 1 professora da escola de ensino integral, 13 estudantes e 2 profissionais da APAE. Optamos pela pesquisa participante de abordagem qualitativa, cujos instrumentos são a observação e intervenções realizadas com oficinas de jogos, brincadeiras e brinquedos e a construção do musical, enquanto prática artística e social. A pesquisa encontra-se em andamento, semanalmente ocorrem os encontros para diálogos e desenvolvimento das ações, oferecendo às crianças o acesso a instrumentos musicais e possibilitando a criação e interação social, visto que até então foi possível observar a necessidade de pertencimento e reforçamento social, por parte delas.