5 novembro

Débora Rodrigues da Silva –  Graduanda do Curso de Psicologia da UEMG/Unidade Ituiutaba.
Lília Maria Mendes Bernardi –  Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da UEMG/Unidade Ituiutaba.

Existem diferentes formas de aprendizagem visto que cada indivíduo possui subjetividade no modo de adquirir conhecimento. Acredita-se que devido à singularidade de cada pessoa e suas vivências pessoais, há particularidades nas relações interpessoais e diferentes formas de aprender. Sendo assim, é necessário o estudo acerca dos aspectos envolvidos no processo de socialização, bem como as influências e formas de aprendizagem. Traçamos os problemas de pesquisa: como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento e quais os tipos de aprendizagem adquiridas no processo de construção artística e musical? Propomos os objetivos: identificar como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento; compreender a aprendizagem adquirida no processo de construção artística e musical e conhecer como desenvolve os aspectos sociais nas relações e as características externalizadas da personalidade através de jogos e brincadeiras. O trabalho baseia-se em Kishimoto (2010) que diferencia o conceito de jogo, brincadeira e brinquedo; Ivic (2010) apresenta a teoria de Vygotsky presente na aprendizagem e interação social. O projeto abrange 13 estudantes e 1 professora da UEMG, 15 participantes do Conservatório de Música, 25 estudantes e 1 professora da escola de ensino integral, 13 estudantes e 2 profissionais da APAE. Optamos pela pesquisa participante de abordagem qualitativa, cujos instrumentos são a observação e intervenções realizadas com oficinas de jogos, brincadeiras e brinquedos e a construção do musical, enquanto prática artística e social. A pesquisa encontra-se em andamento, semanalmente ocorrem os encontros para diálogos e desenvolvimento das ações, oferecendo às crianças o acesso a instrumentos musicais e possibilitando a criação e interação social, visto que até então foi possível observar a necessidade de pertencimento e reforçamento social, por parte delas.