29 outubro

Professora Orientadora –  Lília Maria Mendes Bernardi

Aluna do Curso de Pedagogia – Carolina Souza Franco Morais

O brincar é um direito da criança que contribui e auxilia no processo do seu desenvolvimento integral. A Brinquedoteca é um espaço propício para a ludicidade, é um cantinho que desperta o entusiasmo por ser alegre, contagiante, prazeroso e sem cobranças, com isso, atua de forma positiva nesse desenvolvimento, é um lugar não só para brincar, mas também para resgatar brincadeiras, convidando-as a explorar, a sentir e a experimentar, é um ponto de encontro do lúdico com a imaginação e fantasia da criança. Os questionamentos para a realização desta pesquisa foram: Como a formação inicial tem contribuído para a prática de atividades lúdicas em Brinquedotecas? Como tem sido o trabalho nas Brinquedotecas Escolares? Quais os impactos das ações da formação na prática dos professores em Brinquedotecas Escolares? Propomos como objetivo geral conhecer as contribuições teórico-metodológicas sobre atividades lúdicas em Brinquedotecas Escolares que a formação inicial tem proporcionado as professoras das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, os objetivos específicos: analisar os Projetos Políticos Pedagógicos das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, a fim de verificar a inserção teórico-metodológica sobre as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras; identificar a origem dos conhecimentos das professoras sobre o brincar em Brinquedotecas Escolares relacionados com a sua formação inicial; conhecer as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras pesquisadas, a fim de analisar suas práticas com as teorias sobre o brincar para o desenvolvimento da criança. Embasamos teoricamente em Kishimoto (2010, 2011, 2014), Cunha (2007), Friedmann (1998), Wajskop (2012), entre outros. Adotamos na metodologia a pesquisa de campo e documental através da abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento de pesquisa a observação em três Creches e o questionário com oito docentes. Como resultados da pesquisa percebemos que a formação inicial do profissional que atua nas Brinquedotecas Escolares mostrou insuficiente assim como os conhecimentos teóricos apresentados, porém os pesquisados mostraram que possuem conhecimentos básicos em relação ao brincar, sabem da importância de incluir momentos lúdicos na rotina diária das crianças, de utilizar brinquedos, brincadeiras e jogos para tornar o momento de aprendizado mais prazeroso e significativo.

22 outubro

Júlio César Camargo Alves (Orientador)

Niffer Nunes Silva Evangelista (Bolsista FAPEMIG)

A internação de crianças e adolescentes em hospitais é um momento traumático, prejudicando-as psicologicamente, fisicamente e fisiologicamente. Enquanto que a atividade lúdica vem se despontando como uma terapia não medicamentosa alternativa para diminuição do estresse, melhora do estado de humor e do sistema imunológico, além de proporcionar mobilidade física durante a internação. Desta forma, o objetivo do estudo será Comparar o humor, sistema imunológico, autonômico e endócrino antes e depois de uma sessão de atividade lúdica. Serão convidados a participar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos internadas no Hospital São José de Ituiutaba. Após aprovação dos responsáveis e pelo médico do paciente, será realizada uma anamnese para conhecer quais são as atividades lúdicas favoritas da criança, no dia seguinte, será realizada as avaliações pré intervenção, intervenção e avaliação pós intervenção. As avaliações pré intervenção são avaliação do nível de humor que a criança se encontra, aferição da pressão arterial e monitoramento da frequência cardíaca por um monitor móvel por 10 minutos em repouso, após será realizada a intervenção de aproximadamente 50 minutos com atividades lúdicas elaboradas de acordo com a condição médica e de acordo com o que a criança sugeriu como favoritas. Finalizando, as avaliações pós intervenção da mesma forma das avaliações pré intervenção. Para apresentação dos dados será utilizada estatística descritiva (média ± desvio padrão, DP).

2 outubro

 

Coordenação: Prof Dra Antônia Simone Coelho Gomes   antoniasimone.gomes@gmail.com
Aluna bolsista: Alexia Freitas – curso de Pedagogia    alexiasfreitas.af@gmail.com
Alunos do curso de Pedagogia matriculados na disciplina Formação de professores para atuação na creche
Participação: Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Esse projeto refere-se ao subtema Educação Infantil no Município de Carangola,tem como propósito ampliar e fortalecer o diálogo inter e multidisciplinar da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Unidade Carangola com a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da educação que atuam na Educação infantil. A proposta atual da pesquisa abrange tanto as produções de conhecimento desenvolvidas nas instituições de educação infantil do município de Carangola, quanto se amplia com o envolvimento de alunas e alunos matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, do curso de graduação em Pedagogia da UEMG.

Nessa pesquisa o foco se assenta sobre três aspectos gerais: os bebês, as práticas pedagógicas e a cultura de creche. O primeiro ponto recai sobre a compreensão dos bebês como sujeitos da história e de direitos. Direito à brincadeira, à interação com outras crianças e a uma educação que se associa às práticas de cuidados desenvolvidas na creche.

Quando as crianças são tomadas como seres capazes, elas se tornam protagonistas no projeto educacional. Essa mudança paradigmática na compreensão da educação dos bebês se afirma no compromisso com a oferta de um serviço educacional que promova a possibilidade de viver uma experiência de infância comprometida com a aprendizagem gerada pela ludicidade, brincadeira, imaginação e fantasia.

Partindo do princípio de que a formação profissional em educação infantil é recente na história da educação brasileira, entendemos a importância de fomentar os conhecimentos teóricos produzidos na Universidade com as práticas desenvolvidas no ambiente das creches, especialmente nos berçários. Nesse sentido, propomos atividades pedagógicas que visem ampliar o debate reflexivo na formação inicial, na interface com os conhecimentos produzidos no cotidiano das creches.
A contribuição dessa pesquisa se apresenta pela possibilidade não só da organização dos dados observados a partir das práticas de cuidar e educar estabelecidas entre professoras e bebês, sobretudo permite significá-los como indicadores capazes de auxiliar no planejamento e organização dos espaços, dos tempos e das rotinas que favoreçam as práticas lúdico-educativas na creche.

Objetivos:
 Observar as relações entre as professoras dos berçários e os bebês, no propósito de refletir/problematizar a articulação entre as práticas, os espaços e os objetos como elementos mediadores do cuidar, educar e brincar, em três creches municipais de Carangola.

 Desenvolver ações de apoio à formação inicial, por meio de atividades e discussões teórico-práticas, promovidas pela disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, sobre temáticas relativas à infância, educação infantil e a atuação nas creches.

Trabalharemos na perspectiva dialética de troca de conhecimento e saberes entre as professoras dos berçários e os alunos(as) matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche. Esse movimento dialético abrange a criação de um espaço de troca de informações em que o enunciado no/do(con)texto de produção investigativa ganha novas formas de expressão a partir das construções coletivas entre as professoras das creches, as alunas do curso de Pedagogia e as pesquisadoras. Foi organizado um encontro denominado Seminário Coletivo de Formação que contou com a participação ativa dos alunos de Pedagogia em debates e oficinas pedagógicas, sendo o convite extensivo à participação das professoras de Educação Infantil do Município de Carangola, para um dia de discussões, oficinas e trocas de conhecimentos. O intuito foi firmar assim, mais uma vez, a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a
Universidade.

A primeira etapa consistiu em leituras especializadas e discussões cujo foco se direcionou para a reflexão teórico acerca das ações e práxis desenvolvidas no cotidiano das creches. O segundo momento diz respeito às oficinas Pedagógicas propriamente dito, com a participação dos alunos do curso de Pedagogia. A terceira etapa abrangeu Palestra e atividades vivenciais (oficinas) com a participação das professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.47 (1)WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.47WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.49