13 novembro

Lançamento da cartilha. foto: Paulo Henrique Thodoro Silva Leite
Lançamento da cartilha. foto: Paulo Henrique Thodoro Silva Leite

Dia nove de novembro, na unidade Divinópolis da UEMG foi lançada a cartilha Pedofilia em Questão, Educar e Proteger, elaborado pelo projeto O Ambiente Escolar como Espaço Privilegiado para a Discussão a Respeito da Pedofilia, coordenado pela profª. Lúcia Arruda.

A cartilha Eletrônica. Foto: Paulo Henrique Thodoro Silva Leite

A cartilha Eletrônica. Foto: Paulo Henrique Thodoro Silva Leite

A cartilha eletrônica contém atividades com o objetivo de conscientizar professores e alunos do ensino fundamental sobre o tema, propondo uma série de atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Assim, os professores ganham um importante subsídio para abordar um tema delicado como a pedofilia e a escola pode contribuir com a prevenção e combate desta doença social.

Após o lançamento foi apresentada uma peça seguindo a metodologia do Teatro do Oprimido que foi desenvolvida a partir de casos reais de pedofilia localizados em 2013 durante a pesquisa para elaboração da cartilha.

Apresentação de teatro do oprimido. Foto:Paulo Henrique Theodoro silva Leite
Teatro do oprimido. Foto:Paulo Henrique Theodoro Silva Leite

Foram confeccionados duzentos exemplares da cartilha, distribuídos para todas as escolas da rede pública de Divinópolis. A versão online pode ser conferida abaixo.

Download da cartilha

5 novembro

É preciso combater a espetacularização da violência juvenil, mas é preciso também se debruçar sobre o tema e procurar suas causas reais, se pretendemos contribuir para a solução do problema.

Neste excerto do debate realizado pelo Programa de Extensão Direitos das Crianças e Adolescentes na Faculdade de Educação se procuram essas causas, fugindo das respostas fáceis das narrativas sensacionalistas.

5 novembro

Diante do avanço de pautas conservadoras, que atacam conquistas históricas na área dos direitos humanos, se impõe à sociedade, e à academia a necessidade de construir um movimento de marcha em defesa desses da dignidade da pessoa humana.

Neste excerto do debate realizado pelo Programa de Extensão Direitos das Crianças e Adolescentes na Faculdade de Educação são discutidos os motivos e estratégias para construir esta marcha.

5 novembro

Como visto em outro trecho, o jovem é principalmente vítima da violência, mas retratado como agressor. Essa imagem social é construída através dos meios de comunicação de massa, e não de modo puramente acidental, mas parte de um movimento conservador mais amplo na sociedade.

Neste excerto do debate realizado pelo Programa de Extensão Direitos das Crianças e Adolescentes na Faculdade de Educação se procura compreender como e por que a mídia cria essa imagem falseada.

3 novembro

A educação geralmente é apontada como uma das soluções para o problema da violência entre jovens, mas é preciso reconhecer que a escola, como se apresenta hoje, enfrenta problemas ao dialogar com o jovens em situação de vulnerabilidade social. O jovem que comete atos considerados infracionais lentamente rompe laços sociais que precisam ser fortalecidos. Um destes laços rompidos é justamente com a escola.

Neste excerto do debate realizado pelo Programa de Extensão Direitos das Crianças e Adolescentes na Faculdade de Educação se analisa as deficiências da escola em manter estes vínculos com os jovens em situação de risco social.

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