24 setembro

 

A plataforma política Juventudes contra Violência foi o tema principal da roda de conversa do projeto de extensão da UEMG “Diálogos Adolescentes”, realizada dia  26/9 na Associação Comunitária Santa Margarida (Barreiro/BH). Dentre os participantes, jovens do Coletivo NaTora e Coletivo Cabeçativa. Conversa boa, enfatizando o direito à cidade, à liberdade de expressão e manifestação das juventudes.

Roda Setembro   Sem título

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16 setembro

Dia 11 de setembro foi realizada uma nova oficina do Projeto Jornalismo Cidadão nas Escolas. O projeto pretende incentivar a opinião crítica de jovens eleitores/as no contexto das eleições de 2014 e conta com a parceria do Projeto Diálogos Adolescentes, da UEMG.

A roda de conversa foi desenvolvida pelo Fórum das Juventudes da Grande BH e dela participaram estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Coração Eucarístico, no bairro Vera Cruz, região leste de Belo Horizonte. Em pauta, Direito à CidadeEnfrentamento do Genocídio da Juventude Negra, eixos programáticos de nossa plataforma política Juventudes contra Violência.

 

Mais detalhes:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1462321104046558&set=pcb.1462321880713147&type=1&theater

http://juventudescontraviolencia.org.br/plataformapolitica/

 

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8 setembro

O projeto de extensão  O diário de Paulino Araújo: Cartilha de Educação Patrimonial lançou o primeiro volume  em Campanha/MG. O tema escolhido foi os monumentos arquitetônicos mais expressivos na paisagem citadina, justamente por serem descritos como marcos referenciais no espaço do cotidiano, das festas, dos ritos e da memória dos cidadãos campanhenses. São eles: Casa da Bárbara EliodoraCasa do Padre VitorCatedralColégio Nossa Senhora de SionEstação FerroviáriaIgreja Nossa Senhora das DoresMuseu Casa Vital BrazilMuseu Regional do Sul de Minas (antigo colégio São João),antigo Palácio Episcopal (atual residência do senhor Francisco Herculano Villas Boas da Gama). Para o conteúdo da cartilha foram selecionadas fotografias do acervo pertencente ao fotógrafo responsável ao longo do século XX pelo registro visual de sua cidade: Paulino de Araújo Ferreira Lopes.

Preocupados com a leitura do conteúdo a ser feita pelas crianças e adolescentes contemplados pelo projeto, foi pensado no formato de livro de artista, de modo que a escrita, de cunho ficcional, orientará o leitor a partir das escolhas do fotógrafo para compor o seu diário, escolhendo aqueles prédios que lhe chamavam atenção pelas histórias que ouvia desde a sua juventude. Trata-se de uma proposta de turismo patrimonial. Os envolvidos no projeto instruirão os professores(as) que atuarão como orientadores das visitas guiadas que seus alunos farão pelas ruas da cidade, fazendo, por meio da cartilha, a interpretação das fachadas e do conjunto arquitetônico, comparando o olhar do Paulino no passado com o seu próprio ato de mirar no tempo presente.

Cartilha Educação patrimonial

8 setembro

JORNAL MURAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA MAESTRO JOSINO DE OLIVEIRA”

A primeira edição do jornal mural “Boca Aberta”, produzido pelos alunos da escola estadual foi lançada nesta quinta-feira, 29, em Frutal.

O projeto “Jornal Mural: uma proposta de extensão pedagógica para a escola Maestro Josino de Oliveira” é coordenado pela professora do curso de Comunicação Social Jociene Bianchini  e tem como bolsista a aluna do 5º período de Jornalismo Thaiz Beltrão . No fim de cada mês será produzido um Jornal Mural, que contará com sete edições até o fim do projeto. Eles são produzidos pelos alunos do primeiro ano do ensino médio. Os alunos que já faziam a disciplina de Comunicação se mobilizaram para participar do projeto que foi dividido em fases, a parte teórica, onde foi ensinado as principais características do Jornalismo (como se faz uma matéria, lida com entrevistados e entrevistas, uso de fontes e design), e logo após a produção do que aprendiam em sala.

Todas as aulas aconteceram no laboratório de Jornalismo da UEMG, que oferece tecnologia suficiente pra produção das aulas e do jornal. Rafael Bernardes, Valter Oliveira, Vinicius Bernardes, Marina Alves, Larissa Paula e Gabriella Cardoso foram os alunos que produziram o jornal. Eles se dividiram em editor –chefe, sub- editor, editor de imagem e repórter. Marina Alves, que foi repórter nessa primeira edição, ficou muito feliz com a oportunidade. Segundo a estudante, poder participar da criação do jornal é como praticar um pouco da profissão e estar em contato com o jornalismo

 

Jornal Mural Boca Aberta

Fontes:  Agência INOVA e 

8 setembro

As atividades do programa de extensão Bem Maior na instituição Colméia que abriga jovens e adolescentes com filhos, estão sendo realizadas sob a forma de oficinas com o objetivo de conhecer o perfil das jovens, explorar a criatividade, elevar a auto-estima e, desse modo, construir uma relação de confiança com a equipe de projeto.

Trata-se de uma estratégia para assegurar que as ações do projeto tenham um impacto positivo e mais construtivo. É uma etapa preliminar baseada na metodologia do design que consegue identificar melhor o perfil das usuárias para que daqui a alguns encontros as jovens possam começar a pensar no desenvolvimento de produtos condizentes com a sua realidade e receberem a devida capacitação para geração de renda.

Os resultados até agora foram bastante otimistas. As meninas já formulam algumas demandas, compreendem sua participação no projeto, se expressam com maior clareza e, principalmente, demonstram expectativa positiva com a capacitação a ser desenvolvida e suas possibilidades de futuro.

Bem Maior Colméia      Bem Maior Colméia1    Logo Bem Maior

Fonte: Boletim Proex – Edição 01 – Setembro 2014

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