12 novembro

O Escrevendo com o Escritor é uma iniciativa que faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre alunos dos anos iniciais de escolas públicas e aproximá-los de escritores das obras lidas. Para ser desenvolvido conta com a colaboração de profissionais capacitados em áreas distintas como pedagogos, professores, acadêmicos, dançarinos, músicos e atores. As crianças envolvidas se preparam com a orientação destes profissionais e de seus professores nas escolas, para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, crianças e escritores interagem via blog e aplicativo, onde escrevem e ilustram histórias, poesias, poemas, pelejas virtuais, além de utilizar recursos audiovisuais para se conhecerem melhor. As atividades culminam com o encontro com o escritor em suas escolas, dia em que são apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros lidos, danças e músicas. Escritores e leitores se conhecem pessoalmente durante animados bate-papos e livros são lançados. Acontece desde 2005 na cidade de Cataguases-MG, e durante 9 anos promoveu um ou dois encontros com um escritor por ano. Em 2015 realizou o “1º Encontrão do Escrevendo com o Escritor”, quando 8 dos escritores que participaram anteriormente estiveram na cidade visitando escolas, conversando com professores contando histórias. Em 2016 recebeu o Prêmio Todos por um Brasil de Leitores e pode realizar um novo encontro, desta vez com 4 escritores.

Este ano acontecerá o “2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor”. Vamos agora reunir Luiz Ruffato, Renatta Barbosa, Marialva Monteiro, Alvaro Ottoni, TadeuCosta, Mary França, Eliardo França, Lalau e Lili Balonecker e repetir as ações. Para isto, nos três meses que antecedem o encontro, as crianças e seus professores participam de oficinas de dança, contação de histórias, artes, mídias e tecnologias digitais, dentre outras que lhes darão oportunidade de conhecerem os escritores, lerem seus livros, escreverem histórias e se comunicarem com eles pela internet. Neste mesmo período os escritores, além de estimularem as crianças a escrevem histórias colaborativas no blog e aplicativo, criaram histórias, que foram reunidas em uma publicação que será doada para as escolas e instituições culturais da cidade. O ápice do projeto acontecerá no “2º Encontrão”, nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, quando os 9 escritores estarão em Cataguases, Leopoldina e Carangola.

É importante ressaltar que as atividades do Escrevendo com o Escritor tiveram início no Instituto Francisca de Souza Peixoto, que desde 1999 apoia, dentre outros não menos importantes, iniciativas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação e sempre teve como objetivo gerar qualidade de vida e desenvolvimento para a comunidade da cidade de Cataguases. O Escrevendo com o Escritor esteve durante 10 anos entre suas ações. Infelizmente devido a motivos alheios aos desejos de seus gestores e idealizadores, o patrocínio da atividade foi encerrado em 2015. Por isto, novas formas de financiamento e parcerias têm sido buscadas. Este ano com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais, e o apoio de amigos como Mônica Botelho, dos queridos da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, da Fábrica do Futuro, das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura de Cataguases, do Proler de Cataguases, do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio, da Universidade do Estado de Minas Gerais e das escolas de Cataguases, Leopoldina e Carangola faremos uma grande festa.

Visite o Blog e baixe o aplicativo do Escrevendo com o Escritor: http://escrevendocomescritor.blogspot.com/
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dia 19 (1) dia 20

dia 21

5 novembro

Débora Rodrigues da Silva –  Graduanda do Curso de Psicologia da UEMG/Unidade Ituiutaba.
Lília Maria Mendes Bernardi –  Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da UEMG/Unidade Ituiutaba.

 

Existem diferentes formas de aprendizagem visto que cada indivíduo possui subjetividade no modo de adquirir conhecimento. Acredita-se que devido à singularidade de cada pessoa e suas vivências pessoais, há particularidades nas relações interpessoais e diferentes formas de aprender. Sendo assim, é necessário o estudo acerca dos aspectos envolvidos no processo de socialização, bem como as influências e formas de aprendizagem. Traçamos os problemas de pesquisa: como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento e quais os tipos de aprendizagem adquiridas no processo de construção artística e musical? Propomos os objetivos: identificar como os instrumentos musicais, jogos, brinquedos e brincadeiras podem atuar enquanto mediadores do conhecimento; compreender a aprendizagem adquirida no processo de construção artística e musical e conhecer como desenvolve os aspectos sociais nas relações e as características externalizadas da personalidade através de jogos e brincadeiras. O trabalho baseia-se em Kishimoto (2010) que diferencia o conceito de jogo, brincadeira e brinquedo; Ivic (2010) apresenta a teoria de Vygotsky presente na aprendizagem e interação social. O projeto abrange 13 estudantes e 1 professora da UEMG, 15 participantes do Conservatório de Música, 25 estudantes e 1 professora da escola de ensino integral, 13 estudantes e 2 profissionais da APAE. Optamos pela pesquisa participante de abordagem qualitativa, cujos instrumentos são a observação e intervenções realizadas com oficinas de jogos, brincadeiras e brinquedos e a construção do musical, enquanto prática artística e social. A pesquisa encontra-se em andamento, semanalmente ocorrem os encontros para diálogos e desenvolvimento das ações, oferecendo às crianças o acesso a instrumentos musicais e possibilitando a criação e interação social, visto que até então foi possível observar a necessidade de pertencimento e reforçamento social, por parte delas.

 

 

29 outubro

Professora Orientadora –  Lília Maria Mendes Bernardi

Aluna do Curso de Pedagogia – Carolina Souza Franco Morais

O brincar é um direito da criança que contribui e auxilia no processo do seu desenvolvimento integral. A Brinquedoteca é um espaço propício para a ludicidade, é um cantinho que desperta o entusiasmo por ser alegre, contagiante, prazeroso e sem cobranças, com isso, atua de forma positiva nesse desenvolvimento, é um lugar não só para brincar, mas também para resgatar brincadeiras, convidando-as a explorar, a sentir e a experimentar, é um ponto de encontro do lúdico com a imaginação e fantasia da criança. Os questionamentos para a realização desta pesquisa foram: Como a formação inicial tem contribuído para a prática de atividades lúdicas em Brinquedotecas? Como tem sido o trabalho nas Brinquedotecas Escolares? Quais os impactos das ações da formação na prática dos professores em Brinquedotecas Escolares? Propomos como objetivo geral conhecer as contribuições teórico-metodológicas sobre atividades lúdicas em Brinquedotecas Escolares que a formação inicial tem proporcionado as professoras das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, os objetivos específicos: analisar os Projetos Políticos Pedagógicos das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, a fim de verificar a inserção teórico-metodológica sobre as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras; identificar a origem dos conhecimentos das professoras sobre o brincar em Brinquedotecas Escolares relacionados com a sua formação inicial; conhecer as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras pesquisadas, a fim de analisar suas práticas com as teorias sobre o brincar para o desenvolvimento da criança. Embasamos teoricamente em Kishimoto (2010, 2011, 2014), Cunha (2007), Friedmann (1998), Wajskop (2012), entre outros. Adotamos na metodologia a pesquisa de campo e documental através da abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento de pesquisa a observação em três Creches e o questionário com oito docentes. Como resultados da pesquisa percebemos que a formação inicial do profissional que atua nas Brinquedotecas Escolares mostrou insuficiente assim como os conhecimentos teóricos apresentados, porém os pesquisados mostraram que possuem conhecimentos básicos em relação ao brincar, sabem da importância de incluir momentos lúdicos na rotina diária das crianças, de utilizar brinquedos, brincadeiras e jogos para tornar o momento de aprendizado mais prazeroso e significativo.

22 outubro

Júlio César Camargo Alves (Orientador)

Niffer Nunes Silva Evangelista (Bolsista FAPEMIG)

A internação de crianças e adolescentes em hospitais é um momento traumático, prejudicando-as psicologicamente, fisicamente e fisiologicamente. Enquanto que a atividade lúdica vem se despontando como uma terapia não medicamentosa alternativa para diminuição do estresse, melhora do estado de humor e do sistema imunológico, além de proporcionar mobilidade física durante a internação. Desta forma, o objetivo do estudo será Comparar o humor, sistema imunológico, autonômico e endócrino antes e depois de uma sessão de atividade lúdica. Serão convidados a participar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos internadas no Hospital São José de Ituiutaba. Após aprovação dos responsáveis e pelo médico do paciente, será realizada uma anamnese para conhecer quais são as atividades lúdicas favoritas da criança, no dia seguinte, será realizada as avaliações pré intervenção, intervenção e avaliação pós intervenção. As avaliações pré intervenção são avaliação do nível de humor que a criança se encontra, aferição da pressão arterial e monitoramento da frequência cardíaca por um monitor móvel por 10 minutos em repouso, após será realizada a intervenção de aproximadamente 50 minutos com atividades lúdicas elaboradas de acordo com a condição médica e de acordo com o que a criança sugeriu como favoritas. Finalizando, as avaliações pós intervenção da mesma forma das avaliações pré intervenção. Para apresentação dos dados será utilizada estatística descritiva (média ± desvio padrão, DP).

2 outubro

 

Coordenação: Prof Dra Antônia Simone Coelho Gomes   antoniasimone.gomes@gmail.com
Aluna bolsista: Alexia Freitas – curso de Pedagogia    alexiasfreitas.af@gmail.com
Alunos do curso de Pedagogia matriculados na disciplina Formação de professores para atuação na creche
Participação: Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Esse projeto refere-se ao subtema Educação Infantil no Município de Carangola,tem como propósito ampliar e fortalecer o diálogo inter e multidisciplinar da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Unidade Carangola com a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da educação que atuam na Educação infantil. A proposta atual da pesquisa abrange tanto as produções de conhecimento desenvolvidas nas instituições de educação infantil do município de Carangola, quanto se amplia com o envolvimento de alunas e alunos matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, do curso de graduação em Pedagogia da UEMG.

Nessa pesquisa o foco se assenta sobre três aspectos gerais: os bebês, as práticas pedagógicas e a cultura de creche. O primeiro ponto recai sobre a compreensão dos bebês como sujeitos da história e de direitos. Direito à brincadeira, à interação com outras crianças e a uma educação que se associa às práticas de cuidados desenvolvidas na creche.

Quando as crianças são tomadas como seres capazes, elas se tornam protagonistas no projeto educacional. Essa mudança paradigmática na compreensão da educação dos bebês se afirma no compromisso com a oferta de um serviço educacional que promova a possibilidade de viver uma experiência de infância comprometida com a aprendizagem gerada pela ludicidade, brincadeira, imaginação e fantasia.

Partindo do princípio de que a formação profissional em educação infantil é recente na história da educação brasileira, entendemos a importância de fomentar os conhecimentos teóricos produzidos na Universidade com as práticas desenvolvidas no ambiente das creches, especialmente nos berçários. Nesse sentido, propomos atividades pedagógicas que visem ampliar o debate reflexivo na formação inicial, na interface com os conhecimentos produzidos no cotidiano das creches.
A contribuição dessa pesquisa se apresenta pela possibilidade não só da organização dos dados observados a partir das práticas de cuidar e educar estabelecidas entre professoras e bebês, sobretudo permite significá-los como indicadores capazes de auxiliar no planejamento e organização dos espaços, dos tempos e das rotinas que favoreçam as práticas lúdico-educativas na creche.

Objetivos:
 Observar as relações entre as professoras dos berçários e os bebês, no propósito de refletir/problematizar a articulação entre as práticas, os espaços e os objetos como elementos mediadores do cuidar, educar e brincar, em três creches municipais de Carangola.

 Desenvolver ações de apoio à formação inicial, por meio de atividades e discussões teórico-práticas, promovidas pela disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, sobre temáticas relativas à infância, educação infantil e a atuação nas creches.

Trabalharemos na perspectiva dialética de troca de conhecimento e saberes entre as professoras dos berçários e os alunos(as) matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche. Esse movimento dialético abrange a criação de um espaço de troca de informações em que o enunciado no/do(con)texto de produção investigativa ganha novas formas de expressão a partir das construções coletivas entre as professoras das creches, as alunas do curso de Pedagogia e as pesquisadoras. Foi organizado um encontro denominado Seminário Coletivo de Formação que contou com a participação ativa dos alunos de Pedagogia em debates e oficinas pedagógicas, sendo o convite extensivo à participação das professoras de Educação Infantil do Município de Carangola, para um dia de discussões, oficinas e trocas de conhecimentos. O intuito foi firmar assim, mais uma vez, a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a
Universidade.

A primeira etapa consistiu em leituras especializadas e discussões cujo foco se direcionou para a reflexão teórico acerca das ações e práxis desenvolvidas no cotidiano das creches. O segundo momento diz respeito às oficinas Pedagógicas propriamente dito, com a participação dos alunos do curso de Pedagogia. A terceira etapa abrangeu Palestra e atividades vivenciais (oficinas) com a participação das professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.47 (1)WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.47WhatsApp Image 2018-09-28 at 06.51.49