Professora Orientadora – Lília Maria Mendes Bernardi
Aluna do Curso de Pedagogia – Carolina Souza Franco Morais
O brincar é um direito da criança que contribui e auxilia no processo do seu desenvolvimento integral. A Brinquedoteca é um espaço propício para a ludicidade, é um cantinho que desperta o entusiasmo por ser alegre, contagiante, prazeroso e sem cobranças, com isso, atua de forma positiva nesse desenvolvimento, é um lugar não só para brincar, mas também para resgatar brincadeiras, convidando-as a explorar, a sentir e a experimentar, é um ponto de encontro do lúdico com a imaginação e fantasia da criança. Os questionamentos para a realização desta pesquisa foram: Como a formação inicial tem contribuído para a prática de atividades lúdicas em Brinquedotecas? Como tem sido o trabalho nas Brinquedotecas Escolares? Quais os impactos das ações da formação na prática dos professores em Brinquedotecas Escolares? Propomos como objetivo geral conhecer as contribuições teórico-metodológicas sobre atividades lúdicas em Brinquedotecas Escolares que a formação inicial tem proporcionado as professoras das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, os objetivos específicos: analisar os Projetos Políticos Pedagógicos das Creches na cidade de Ituiutaba-MG, a fim de verificar a inserção teórico-metodológica sobre as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras; identificar a origem dos conhecimentos das professoras sobre o brincar em Brinquedotecas Escolares relacionados com a sua formação inicial; conhecer as atividades lúdicas desenvolvidas pelas professoras pesquisadas, a fim de analisar suas práticas com as teorias sobre o brincar para o desenvolvimento da criança. Embasamos teoricamente em Kishimoto (2010, 2011, 2014), Cunha (2007), Friedmann (1998), Wajskop (2012), entre outros. Adotamos na metodologia a pesquisa de campo e documental através da abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento de pesquisa a observação em três Creches e o questionário com oito docentes. Como resultados da pesquisa percebemos que a formação inicial do profissional que atua nas Brinquedotecas Escolares mostrou insuficiente assim como os conhecimentos teóricos apresentados, porém os pesquisados mostraram que possuem conhecimentos básicos em relação ao brincar, sabem da importância de incluir momentos lúdicos na rotina diária das crianças, de utilizar brinquedos, brincadeiras e jogos para tornar o momento de aprendizado mais prazeroso e significativo.