Coordenação: Prof Dra Antônia Simone Coelho Gomes antoniasimone.gomes@gmail.com
Aluna bolsista: Alexia Freitas – curso de Pedagogia alexiasfreitas.af@gmail.com
Alunos do curso de Pedagogia matriculados na disciplina Formação de professores para atuação na creche
Participação: Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino
Esse projeto refere-se ao subtema Educação Infantil no Município de Carangola,tem como propósito ampliar e fortalecer o diálogo inter e multidisciplinar da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Unidade Carangola com a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da educação que atuam na Educação infantil. A proposta atual da pesquisa abrange tanto as produções de conhecimento desenvolvidas nas instituições de educação infantil do município de Carangola, quanto se amplia com o envolvimento de alunas e alunos matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, do curso de graduação em Pedagogia da UEMG.
Nessa pesquisa o foco se assenta sobre três aspectos gerais: os bebês, as práticas pedagógicas e a cultura de creche. O primeiro ponto recai sobre a compreensão dos bebês como sujeitos da história e de direitos. Direito à brincadeira, à interação com outras crianças e a uma educação que se associa às práticas de cuidados desenvolvidas na creche.
Quando as crianças são tomadas como seres capazes, elas se tornam protagonistas no projeto educacional. Essa mudança paradigmática na compreensão da educação dos bebês se afirma no compromisso com a oferta de um serviço educacional que promova a possibilidade de viver uma experiência de infância comprometida com a aprendizagem gerada pela ludicidade, brincadeira, imaginação e fantasia.
Partindo do princípio de que a formação profissional em educação infantil é recente na história da educação brasileira, entendemos a importância de fomentar os conhecimentos teóricos produzidos na Universidade com as práticas desenvolvidas no ambiente das creches, especialmente nos berçários. Nesse sentido, propomos atividades pedagógicas que visem ampliar o debate reflexivo na formação inicial, na interface com os conhecimentos produzidos no cotidiano das creches.
A contribuição dessa pesquisa se apresenta pela possibilidade não só da organização dos dados observados a partir das práticas de cuidar e educar estabelecidas entre professoras e bebês, sobretudo permite significá-los como indicadores capazes de auxiliar no planejamento e organização dos espaços, dos tempos e das rotinas que favoreçam as práticas lúdico-educativas na creche.
Objetivos:
Observar as relações entre as professoras dos berçários e os bebês, no propósito de refletir/problematizar a articulação entre as práticas, os espaços e os objetos como elementos mediadores do cuidar, educar e brincar, em três creches municipais de Carangola.
Desenvolver ações de apoio à formação inicial, por meio de atividades e discussões teórico-práticas, promovidas pela disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche, sobre temáticas relativas à infância, educação infantil e a atuação nas creches.
Trabalharemos na perspectiva dialética de troca de conhecimento e saberes entre as professoras dos berçários e os alunos(as) matriculados na disciplina Formação de Professores para Atuação na Creche. Esse movimento dialético abrange a criação de um espaço de troca de informações em que o enunciado no/do(con)texto de produção investigativa ganha novas formas de expressão a partir das construções coletivas entre as professoras das creches, as alunas do curso de Pedagogia e as pesquisadoras. Foi organizado um encontro denominado Seminário Coletivo de Formação que contou com a participação ativa dos alunos de Pedagogia em debates e oficinas pedagógicas, sendo o convite extensivo à participação das professoras de Educação Infantil do Município de Carangola, para um dia de discussões, oficinas e trocas de conhecimentos. O intuito foi firmar assim, mais uma vez, a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a
Universidade.
A primeira etapa consistiu em leituras especializadas e discussões cujo foco se direcionou para a reflexão teórico acerca das ações e práxis desenvolvidas no cotidiano das creches. O segundo momento diz respeito às oficinas Pedagógicas propriamente dito, com a participação dos alunos do curso de Pedagogia. A terceira etapa abrangeu Palestra e atividades vivenciais (oficinas) com a participação das professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.