JORNAL MURAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA MAESTRO JOSINO DE OLIVEIRA”
A primeira edição do jornal mural “Boca Aberta”, produzido pelos alunos da escola estadual foi lançada nesta quinta-feira, 29, em Frutal.
O projeto “Jornal Mural: uma proposta de extensão pedagógica para a escola Maestro Josino de Oliveira” é coordenado pela professora do curso de Comunicação Social Jociene Bianchini e tem como bolsista a aluna do 5º período de Jornalismo Thaiz Beltrão . No fim de cada mês será produzido um Jornal Mural, que contará com sete edições até o fim do projeto. Eles são produzidos pelos alunos do primeiro ano do ensino médio. Os alunos que já faziam a disciplina de Comunicação se mobilizaram para participar do projeto que foi dividido em fases, a parte teórica, onde foi ensinado as principais características do Jornalismo (como se faz uma matéria, lida com entrevistados e entrevistas, uso de fontes e design), e logo após a produção do que aprendiam em sala.
Todas as aulas aconteceram no laboratório de Jornalismo da UEMG, que oferece tecnologia suficiente pra produção das aulas e do jornal. Rafael Bernardes, Valter Oliveira, Vinicius Bernardes, Marina Alves, Larissa Paula e Gabriella Cardoso foram os alunos que produziram o jornal. Eles se dividiram em editor –chefe, sub- editor, editor de imagem e repórter. Marina Alves, que foi repórter nessa primeira edição, ficou muito feliz com a oportunidade. Segundo a estudante, poder participar da criação do jornal é como praticar um pouco da profissão e estar em contato com o jornalismo
Fontes: Agência INOVA e