19 agosto

No dia 13 de agosto de 2015, a Secretaria de Estado da Educação (SEE MG), através da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania, promoveu a 2ª Roda de Conversa Intersetorial sobre Juventude e Convivência Democrática nas Escolas. O evento contou com a participação dos pesquisadores Miriam Abramovay, da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e Luciano Campos, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), além de representantes de diversos órgãos públicos do estado de Minas Gerais. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) participou da Roda de Conversa através do Programa Institucional de Extensão Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Os pesquisadores convidados abriram a roda de conversa apresentando uma reflexão sobre a juventude e as relações sociais que se estabelecem nas escolas e noutros espaços públicos, além da discussão sobre violência na escola – violência institucional, disciplina e indisciplina.

Ao final da segunda Roda de Conversa foi organizado o Comitê Intersetorial do Programa de Convivência nas Escolas, formado por representantes de diversos órgãos públicos que aceitaram o convite da Secretaria de Estado da Educação para compor um grupo de trabalho que terá como primeira tarefa a elaboração de um documento que possa nortear os debates nas escolas públicas sobre a construção de relações democráticas que pautem a convivência nas escolas.

A Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG participará do Comitê através do coordenador do Programa Institucional de Extensão Direitos das Crianças e dos Adolescentes, professor José Heleno Ferreira.