27 junho

O Conto Sonoro é um grupo de contadores de história, criado em 2016, na UEMG – Leopoldina, pela professora de Literatura Infanto-Juvenil, Anicézia Romanhol Bette, com o apoio da direção da UEMG e da FRA (Fundação Renato Azeredo). O intuito desse programa é o de inclusão literária, promovendo contação de histórias e oficinas para alunos da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, em espaços escolares públicos de Leopoldina e região. Em 2016, foram atendidas 05 escolas, havendo 200 crianças envolvidas. Em 2017, este número foi ampliado para 15 escolas, com a participação de 500 crianças. Em 2018, pretende-se atingir um número bem maior de escolas, envolvendo Educação Infantil pública e privada (creche) e crianças de 04 e 05 anos.

Assim, o Curso de Extensão – Conto Sonoro, oficinas de letramento literário nas creches – visa a prosseguir com o programa, capacitando acadêmicos de Pedagogia da UEMG, polo de Leopoldina, a fim de estes utilizarem dos textos artísticos de qualidade para desenvolverem o letramento literário com bebês de 01 a 03 anos de idade, sabendo-se que é nessa faixa etária que o ser humano possui a maior propensão de aprendizagem, tanto que, no documentário: O começo da vida, dirigido por Estela Renner (2016), Jack P. Shonkoff, diretor do centro de desenvolvimento da criança, da Universidade de Harvard, diz que “no nascimento e nos primeiros anos de vida, o cérebro faz ligações entre neurônios numa velocidade impressionante. A cada segundo, ele faz de 700 a 1000 novas conexões.”

Com 55 acadêmicos inscritos, as oficinas de Letramento Literário serão iniciadas, em 12 creches do município e adjacências,  no mês de agosto deste ano. O objetivo é estimular os bebês a gostarem de histórias e desenvolverem habilidades como ouvir, concentrar-se, desenvolver o pensamento, a linguagem oral, a socialização e a criatividade, tudo isso ao sabor dos melhores textos literários, com muita música e ludicidade. Além disso, é a partir do letramento que se inicia o processo de alfabetização, que é árduo e longo, porém, se for conduzido nessa perspectiva, a tendência é que tudo flua naturalmente, no tempo de cada criança.