As atividades práticas em Ciências Naturais são relegadas a um plano secundário nas rotinas da educação básica quer seja pela falta de estrutura física e de materiais de laboratório quanto pela inexperiência do professor com esta metodologia. Estas barreiras podem ser rompidas com base em um kit de laboratório interdisciplinar, na perspectiva da aprendizagem ativa. Para a área de Ciências Naturais é uma oportunidade de estimular o pequeno cientista para a ciência que é própria vida.

Desenvolvido por Henrique Marques (bolsista BIC Jr da UEMG/Campanha), Profª. Joana Pereira (orientadora) e Profª. Solange Rodriguez (coorientadora), o objetivo do projeto Kit laboratório interdisciplinar para aprendizagem ativa é possibilitar ao aluno da educação básica vivenciar a iniciação científica a partir da montagem de um kit de laboratório básico a ser utilizado nas aulas de ciências naturais e matemática de forma interdisciplinar, utilizando materiais do dia a dia.

Após o levantamento bibliográfico e de mídia nos primeiros meses, o kit começou a ser organizado com vários materiais muito semelhantes àqueles usados em laboratório verdadeiro. Os instrumentos improvisados são:

– béquer (potes de vidro/plástico);

– fogareiro (lata de atum, lata de alumínio, vela e prato de porcelana);

– funil (parte superior de garrafa pet e pino de câmara de ar de bicicleta);

– pinça (pregador de roupas);

– pipeta (conta-gotas);

– proveta (seringa cortada).

Alem destes, um forro plástico acompanha o kit para evitar que as mesas de trabalho fiquem sujas. Todos os materiais foram colocados em uma caixa organizadora.

Com diversas pesquisas em livros e sites, o projeto logo se tornou atraente por apresentar o desafio de transformar o aprendizado atrativo ao aluno, em tempos em que tal é cercado por todos os lados de tecnologia e informação. Os participantes aceitaram a proposta de braços abertos, reunindo esforço, intelecto e, principalmente, criatividade. Participações no III Seminário Nemas (Belo Horizonte) e FEMIC 2018 (Mateus Leme), e a apresentação na Câmara Municipal de Campanha aumentaram ainda mais o entusiasmo da equipe e o crédito do projeto.

Durante as experiências feitas ao decorrer do projeto, o kit laboratório mostrou ser muito eficiente. Seu uso destacou um ponto fundamental do projeto: a simplicidade com que os materiais foram encontrados, transformados e utilizados para atingir o resultado final e trazer um aprendizado mais ativo e descontraído para cada um dos participantes. O improviso dos instrumentos para laboratório prova que todos podem ser inseridos no campo científico utilizando simples materiais do cotidiano.

O uso do kit ajudará os alunos a descobrir suas capacidades e vocações no campo científico, descontruindo o pensamento da Ciência como uma realidade distante de suas vidas. Os professores também serão beneficiados, pois aproveitarão a experiência para repensar seus métodos de ensino, transformando as bucólicas aulas teóricas em práticas divertidas e expressivas que despertarão o interesse e curiosidade escondidos em cada jovem.

Uma resposta para “Projeto de Pesquisa : Águas da UEMG: Kit laboratório interdisciplinar para aprendizagem ativa”

1. JÚLIO CÉSAR DA SILVA MARQUES disse:

UM TRABALHO MUITO BEM EXECUTADO PELAS PROFESSORAS JOANA E SOLANGE E PELO BOLSISTA HENRIQUE. ESTÃO DE PARABÉNS.