Circuito Fotografia e Patrimônio, foi semana dedicada à imagem, à memória e ao patrimônio, que aconteceu do dia 16 ao dia 20 de agosto, em Belo Horizonte no MM Gerdau-Museu das Minas do Metal.
A proposta foi celebrar duas datas marcantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto) e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto).
O evento foi uma realização do coletivo mineiro NITRO e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG).
Foram realizadas exposições, projeções de fotos, oficinas, feira de publicações, debates, caminhadas fotográficas, fotos com “lambe-lambe” e duelos de MC’s e toda programação foi gratuita e aberta a todos!
Fonte: http://fotografiaepatrimonio.com.br/
O Kaipora (Laboratório de Estudos Bioculturais da Unidade Ibirité) lançará, no dia 21 de setembro, pela EdEditora UEMG (Editora da UEMG), o livro Quintais, memória, resistência e patrimônio cultural.
Segundo o coordenador do projeto, Emmanuel Almada, a publicação tem o intuito de apresentar os resultados da pesquisa e atividades de extensão realizadas pelo Saberes de Quintal, relacionando cultura, biodiversidade e educação popular.
Os registros abrangem ainda a descrição de sementes crioulas nativas, tendo em vista a observação da agrobiodiversidade de quintais e hortas existentes em Ibirité, além das histórias de vida dos moradores e seus respectivos quintais.
A seguir, um trecho do Capítulo I Quintais como patrimônio biocultural, dos professores Emmanuel Almada e Mariana Oliveira e Souza
Para outras informações acesse: http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=9583.