28 setembro

Enquanto para a história do design, são conhecidos inúmeros personagens masculinos, há uma necessidade de tratar do papel da mulher nos diversos campos da profissão. Pensando nisso, a professora Caroline Pagnan, junto aos alunos Leonardo Amaral, Luna Vitoriano e Raquel Branco, tiveram a iniciativa de produzir o documentário “A mulher no design: protagonismo feminino”.

O documentário conta com o depoimento das designers, Ana Mata, Bartira Lôbo, Viviane Okubo, Bee Grandinetti e da professora de história do design, Giselle Safar, mulheres com distintas atuações dentro do design. Retrata a voz de mulheres que vivem a profissão e sabem os desafios diários. A construção da narrativa, nos depoimentos organizados para inspirar jovens, futuras profissionais da área e expor a temática que é, ainda, pouco abordada e discutida.

Screenshot_33-1140x486thumb TV UEMG

 

O projeto aconteceu a partir do edital 03/2016 da Pró-reitoria de Extensão da UEMG, destinado a produção de documentário de curta-direção digital com a temática, a mulher no trabalho.

O documentário pode ser assistido no canal da TV UEMG no Youtube com acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZvFGgW5P7cw&t=190s

 

 

28 setembro

 

desgin fiatmenor

No próximo dia 6 de outubro, na Casa Fiat de Cultura, será realizado o Seminário Design & Educação: desafios para o novo milênio.

O objetivo do evento é integrar profissionais da educação em design, do Brasil e do exterior, para discutir acerca do ensino e pesquisa em design, abordando um melhor entendimento sobre seu futuro.

 

Data e Horário

6 de outubro de 2017

Início às 10:00h e término às 18:30h

 

Local

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10

Belo Horizonte – MG, Brasil


Para mais informações sobre programação e inscrições, acesse a página da Escola de Design da UEMG:

http://www.ed.uemg.br/noticias/2017/09/seminario-internacional-design-educacao

20 setembro

pasted image 0

 

No dia 21 de setembro às 8:30h haverá um seminário com a temática: Animação em Stop Motion no auditório da Escola de Design, em Belo Horizonte. Daniel Herthel, diretor de cinema, irá ministrar a palestra para os estudantes de design gráfico e ambientes, além de demais interessados.

20 setembro

perfil_capa_oportunidade_6105d6cc76af400325e94d588ce511be5bfdbb73b437dc51eca43917d7a43e3d

Abertas as inscrições para o Geração Futura Universidades Parceiras 2018!

O Geração Futura Universidades Parceiras tem o intuito de fortalecer os vínculos entre as Universidades e o Canal Futura.

Para estudantes de comunicação ou cursos afins que tenham interesse em conhecer a rotina de um canal de televisão e participar de oficinas de audiovisual, as inscrições para o programa vão até o dia 06 de outubro de 2017!

Segundo o edital, o objetivo final do projeto é a produção individual de vídeos de curta duração desenvolvidos a partir de um tema proposto pelo Futura e produzidos com acompanhamento à distância por profissionais do canal. Os estudantes receberão um certificado de participação e seus projetos serão exibidos no canal em agosto de 2018.

perfil_oportunidade_6105d6cc76af400325e94d588ce511be5bfdbb73b437dc51eca43917d7a43e3d

Para se inscrever acesse o site: https://prosas.com.br/editais/2909-geracao-futura-universidades-parceiras-2018?utm_campaign=editais_18092017&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

Qualquer dúvida sobre o edital, enviar e-mail para canalfutura@futura.org.br E para dúvidas em relação a plataforma, entrar em contato com o PROSAS através dos telefones (31) 3070-3400 / (31) 3070-3600 ou pelo e-mail contato@prosas.com.br

12 setembro

inova-560x349

Entre os dias 15 e 17 de setembro será realizada a Mostra do Inova Minas FAPEMIG 2017. O evento acontecerá em quatro espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital. A Alameda da Educação, também na Praça da Liberdade, será ocupada por diversas atividades.

 

O encontro busca divulgar o que acontece dentro das universidades, centros de pesquisa e empresas relacionadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais. Os projetos apresentados são escolhidos a partir da sua capacidade de criar soluções, e gerar rendas e riquezas no contexto da economia criativa.

 

Lá serão apresentadas pesquisas que estão sendo desenvolvidas dentro da UEMG, como o projeto da professora Rita Ribeiro “Animando o ano da luz” e o projeto de Ronei Ximenes “Game da tabela periódica”, ambos demonstram um novo olhar da ciência para o público infantil.

Para a programação completa e mais informações acesse o site oficial do evento: http://inovaminas.fapemig.br/

 

12 setembro

hero-images-EN2017-v2

Para quem não conhece, o evento reune colaboradores de diversas áreas como designers, artesãos, comunicadores, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, que partilham do desejo de construir um laboratório aberto, conectado e participativo: um museu do futuro.

As inscrições para participar do Museomix estão abertas de 1° a 30 de setembro!

 

Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, a maratona de 3 dias será sediada no Rainha da Sucata – Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, de 10 a 12 de novembro.

A partir da união de ideias, conhecimento e de ferramentas tecnológicas como impressoras 3d e máquinas de corte a laser, os participantes irão construir dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

Para mais informações sobre o processo de seleção e inscrições, acesse o site: http://www.museomix.org/pt-br/

maxresdefault

12 setembro

 

CARTAZ-5ª-semana-uemg1

 

No dia 21 a 26 de agosto aconteceu em todas as Unidades a, 5ª SEMANA UEMG, uma semana repleta de atividades culturais e gratuitas. O evento aproximou a comunidade acadêmica das ruas, abordando o tema “Cultura e Arte na Rua”.

 

O evento contou com oficinas que abordavam diversas temáticas como musicalização e matriz afro, concertos, intervenções artístico urbanas, aulas abertas e exposições.

Iniciada em 2011, a SEMANA UEMG já está na sua 5ª edição e tem como proposta reunir ações de caráter artístico e cultural, destacando a importância da integração entre as Unidades e suas comunidades locais.

Sua última edição contou com 660 atividades artísticas, acadêmicas e culturais, em 17 cidades de Minas Gerais, contribuindo para a ampliação do direito à produção e ao acesso à arte e à cultura da população.

Este ano cada Unidade ficou responsável por divulgar sua programação, confira como foi a programação completa na página oficial do evento: http://www.uemg.br/semanauemg/2017/programacao.php

 

22 agosto

Circuito Fotografia e Patrimônio, foi semana dedicada à imagem, à memória e ao patrimônio, que aconteceu do dia 16 ao dia 20 de agosto, em Belo Horizonte no MM Gerdau-Museu das Minas do Metal.

A proposta foi celebrar duas datas marcantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto) e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto).

O evento foi uma realização do coletivo mineiro NITRO e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG).

Foram realizadas exposições, projeções de fotos, oficinas, feira de publicações, debates, caminhadas fotográficas, fotos com “lambe-lambe” e duelos de MC’s e toda programação foi gratuita e aberta a todos!

 

Fonte: http://fotografiaepatrimonio.com.br/

22 agosto

Coletânea-Saberes-do-Quintal-(2)-15

O Kaipora (Laboratório de Estudos Bioculturais da Unidade Ibirité) lançará, no dia 21 de setembro, pela EdEditora UEMG (Editora da UEMG), o livro Quintais, memória, resistência e patrimônio cultural.

Segundo o coordenador do projeto, Emmanuel Almada, a publicação tem o intuito de apresentar os resultados da pesquisa e atividades de extensão realizadas pelo Saberes de Quintal, relacionando cultura, biodiversidade e educação popular.

Os registros abrangem ainda a descrição de sementes crioulas nativas, tendo em vista a observação da agrobiodiversidade de quintais e hortas existentes em Ibirité, além das histórias de vida dos moradores e seus respectivos quintais.

A seguir, um trecho do Capítulo I Quintais como patrimônio bioculturaldos professores Emmanuel Almada e Mariana Oliveira e Souza

Para outras informações acesse: http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=9583.

23 junho

fairjobCORRETO2

A mostra semestral FAIRJOB 2017 UEMG – Passos traz como tema os questionamentos referentes ao trabalho escravo promovido pelo mercado de moda.

Será realizada do dia 27 a 29, das 14:00 as 20:00h na Estação Cultural, local com ambiente totalmente voltado para a difusão da cultura e do conhecimento.

O evento foi elaborado com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e estimular as competências criativas, relacionando-as com serviços criativos nas dimensões culturais, sociais, ambientais e econômicas.

Utilizando a tematica da Cultura e Desenvolvimento, além da política da sustentabilidade e do compartilhamento de maneira a promover o acesso à cultura criativa desenvolvida pelo curso de Design-Moda, integrando-a aos demais cursos e compartilhando-a com a população local.

Trabalhos dos alunos do curso Design-Moda como “Percepção Visual”, “As Faces do Concretismo”, “Werable Art e Art Nouveau” e “A sua história, a nossa história”, e muitos outros farão a composição desse evento que busca divulgar e trazer visibilidade para as produções dos alunos do curso de Design-Moda que tratam os problemas que afligem a humanidade de maneira realista como forma de protesto.