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“Música na APAE” é uma atividade de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com o Conservatório Estadual de Música “Dr. José Zóccoli de Andrade”, em uma ação implantada na Associação de Pais e Alunos Excepcionais, junto à Escola BEM me QUER em Ituiutaba. Essa atividade é coordenada e representada pelas professoras Denise Martins (UEMG Ituiutaba) e Virgínia Tonini (Conservatório), e conta com a participação voluntária de professores/as e estudantes colaboradores da UEMG e do Conservatório. Com um atendimento mensal na sede da APAE e/ou no Conservatório, entre os meses de março a novembro de 2017, com continuação em 2018.

Dentre os objetivos do projeto “Música na APAE” estão: divulgar obras de compositores/as brasileiros, com especial ênfase aos contemporâneos, por meio de audições realizadas na UEMG, APAE e Conservatório; formar público apreciador de música de qualidade, para a preservação da memória, tradição e história de um povo; envolver a UEMG, o Conservatório e a APAE num processo permanente de ação educativa, por meio de visitas guiadas por alunos e professores envolvidos; difundir a ideia das escolas envolvidas como instituições democráticas, dinâmicas, orientadas para a integração e a igualdade de oportunidades e acessos, o respeito às diferenças, necessidades e diversidade cultural do povo brasileiro, e, participar de processo de construção-reconstrução de performance, envolvendo música, teatro e literatura, com ênfase em autores/as tijucanos vivos. No ano passado foram desenvolvidas atividades musicais de caráter didático-pedagógico, com enfoque ao repertório brasileiro, com ênfase em canções infantis. O público alvo foi as crianças, jovens e adultos da APAE, que participaram das atividades com alegria, curiosidade e bastante envolvimento, além das professoras participantes.

Em 2017, pela primeira vez, foi desenvolvido também um projeto de pesquisa intitulado MÚSICA NA APAE: UM ESTUDO SOBRE O ENVOLVIMEMNTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM PRÁTICAS ARTÍSTICAS E MUSICAIS, sob a coordenação da professora orientadora Dra. Denise Andrade de Freitas Martins, e a estudante Flávio Delago Fabrício (bolsista FAPEMIG/UEMG, graduanda em Psicologia, UEMG, Ituiutaba). Nesse projeto de pesquisa trabalhamos com o processo de criação de um musical baseado no livro de Luciana Mascarenhas “No céu, na terra ou no mar”. Participaram desse processo estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), todos com deficiência, a professora responsável pela sala, Joelma, as professoras Virginia Tonini e as estudantes da UEMG Carla Daniella Alves Costa, Luana de Castro Andrade Santos (Pedagogia) e Mirela Alessandra Oliveira Lima (Psicologia). O processo culminou no mês de junho do ano passado, com três apresentações, sendo uma na APAE, outra na Creche Lar Espírita Maria José Fratari e a última na UEMG.

Esse projeto provocou forte impacto na comunidade, tanto nas pessoas que o realizaram quanto naquelas que dele participaram, seja tocando instrumentos musicais, cantando, dramatizando, contando histórias, brincando, assistindo ao musical. Essa parceria, UEMG-Conservatório-APAE, buscou promover a interação e trocas de aprendizados e experiências entre as crianças, jovens e adultos da APAE, os alunos/as da UEMG, cursos de Psicologia e Pedagogia, e, os alunos/as de música do Conservatório, uma oportunidade de convivência que despertou nos jovens participantes, pais e familiares, gestores educacionais, musicistas e universitários, compromisso social e reconhecimento de uma realidade que por vezes era desconhecida da maioria deles/as.

Dentre as atividades realizadas em 2017, constaram: 1- Atividades lúdicas e musicais desenvolvidas por professores/as e estudantes da UEMG e do Conservatório (e participação das professoras da APAE); 2– participação no Ensaio Aberto do PEF (Projeto Escrevendo o Futuro – (RE) Cortando Papéis, Criando Painéis); 3–Brincadeiras e canções infantis em geral; 4- Sobre o musical “No céu, na terra ou no mar”.

Pode-se considerar que as atividades realizadas, neste projeto, em muito colaboraram com o processo de integração de instituições de ensino (universidade, escola de música, escola de atendimento às pessoas com deficiência), contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, aproximando profissionais de diferentes áreas e instituições, ampliando o campo de atuação das instituições e profissionais envolvidos, cumprindo assim com o papel integrador e cosmopolita que toda instituição de ensino deve assumir, por meio da realização de práticas artísticas e culturais.

O projeto apresentou uma ampliação no que se refere aos estudos que o cercam, já que uma estudante da UEMG, Ituiutaba realizou pesquisa científica. A repercussão das atividades de pesquisa realizadas suscitaram na estudante do curso de Psicologia da UEMG/Ituiutaba, Pâmela Rocha, o desejo de dar continuidade às investigações, com o objetivo compreender de que forma adultos e jovens com deficiência se envolvem na realização de práticas artísticas e musicais e quais são os processos educativos decorrentes da realização dessas práticas. Dessa forma, foi apresentado ao Edital FAPEMIG 2017, aprovação e execução previstas para 2018, o projeto assim denominado “MÚSICA NA APAE: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E ENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM PRÁTICAS ARTÍSTICAS E MUSICAIS”.
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