28 novembro

Estimular o empreendedorismo universitário para a formação daqueles de espírito inquieto, que não têm medo de ousar e assumir riscos para alcançar os mais impossíveis sonhos.  Esse é o objetivo do projeto de extensão “Time of Empreender”, da Faculdade de Engenharia Ambiental, de João Monlevade. O projeto teve início em maio deste ano e tem ações definidas como UEMG em movimento.

Em julho, a estudante do curso de Engenharia Ambiental, Thaís de Cássia Rodrigues, participou de uma missão, em Belo Horizonte, para conhecer coworkings e aceleradoras. Espaços de fomento à inovação e ao empreendedorismo como Órbi e o SEED, foram visitados pela estudante. Outro exemplo foi a palestra “O universitário como agente do desenvolvimento socioeconômico”, ministrada pelo professor Alan Rodrigues.

Ainda em julho, podemos mencionar o apoio à participação dos estudantes no Empreenda. Conexão!, que aconteceu na cidade histórica de Ouro Preto. Esse evento teve como objetivo conectar startups universitárias ao mercado. Em agosto, a comunidade acadêmica de João Monlevade e de outras cidades do Estado, no dia do soldado (25/08), batalharam em um super desafio científico, o Biomaker Battle. Os participantes passaram por workshops de curta duração e orientações rápidas com especialistas. As equipes foram desafiadas a usar o conteúdo dessas atividades para construir um modelo de negócio da sua pesquisa na resolução de um problema que afeta uma ou mais áreas de ciências da vida. No fim do dia, a startup CiclOne foi eleita vencedora do desafio. E por último, mas não menos importante, apoiamos a participação das Empresas Juniores e de projetos ligados ao empreendedorismo e inovação da Unidade para participação como expositores da 6ª edição do WIN- Caminhos para a Diversificação Econômica (Foto 1).

A equipe acredita que por meio de estímulos adequados, os universitários podem desenvolver novas habilidades úteis para a criação de negócios, uma vez que eles já possuem capacidade para resolução de problemas, estão sempre gerenciando prazos, “trabalham” em horários não convencionais e não possuem medo do desconhecido. Essas características são, também, comuns de fundadores de startups. Nesse sentido, promover o empreendedorismo universitário é uma estratégia essencial para o desenvolvimento econômico e social. Para tanto, neste primeiro ano, buscamos entender as ações de empreendedorismo que já estavam em andamento na instituição, bem como promover eventos de capacitação dos estudantes da Unidade, mais informações acesse os seguintes links: http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=10852 http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=10853

 

Foto 1 – Estudantes da Pilar Engenharia Jr. durante a exposição da 6ª edição do WIN.

Sigam : @timeofempreender

27 novembro

O Design em Pauta é um projeto aberto à comunidade em geral que visa apresentar conceitos, propor discussões e promover a união dos conhecimentos acadêmico e local sobre temas relacionados ao design.

A cada encontro será proposta uma atividade e uma roda de conversa, com o intuito de instigar a troca de conhecimentos e experiências sobre o design e seu valor. Além disso, o objetivo é sair do conceito de que design é somente desenho, e aprofundar nessa área com teorias e práticas, compartilhando o conhecimento de cada um.

Mais informações : https://www.facebook.com/designempautaoficial

25 setembro

A unidade da UEMG Ubá realiza, no período de 26 a 28 de setembro, o Seminário Interno de Pesquisa e Extensão. Nestes ano,  o 20º Seminário de Pesquisa e Extensão conta com um  novo formato. Os trabalhos dos bolsistas  serão apresentados na unidade. Os resumos  dos projetos selecionados por uma banca examinadora serão apresentados no seminário central, em Belo Horizonte, no período de 7 a 9 de novembro.

15 junho

2018-1-1
A Mostra Perplexa ocorre desde 2009, com duas edições por semestre. Tem como objetivo  criar redes colaborativas e criativas, entre os alunos além de formar artistas conscientes de todos os processos envolvidos na elaboração e execução dos projetos. A iniciativa acontece no âmbito das disciplinas Introdução à Performance e Performance, oferecidas na Escola Guignard—UEMG, pelo professor Marco Paulo Rolla.

No segundo semestre de 2015 a Mostra Perplexa se tornou um projeto de extensão da UEMG. E no primeiro semestre de 2017, a Mostra Perplexa foi contemplada com  projeto de pesquisa científica. O projeto foi uma compilação dos arquivos da Mostra, visando reunir material de todas as edições com o intuito de desenvolver publicações, digitais e impressas, em torno do ensino de performance na Escola Guignard e, futuramente, em outras escolas do Brasil.

Esse semestre já foram feitas duas apresentações:

-Performance coletiva 01101101
01101101-1001101101-14
-Performance coletiva-Procissão
performance-17 performance-19 performance-44

https://mostraperplexasite.wordpress.com/

14 novembro

5

Da Co-gestão à autogestão: capacitação dos catadores de materiais recicláveis de João Monlevade

 O projeto de extenção coordenado pelo docente, Bruno Otávio Arantes junto ao bolsista PAEX, Sâmara Ferreira dos Santos,

tem a proposta  de atividade de catação de materiais recicláveis pelas ruas das cidades e nos lixões espalhados pelo pais. Segundo o Governo Fedral, esses catadores/trabalhadores são responsáveis por 99% do material reciclado, em uma cadeia produtiva que movimenta anualmente cerca de 12 bilhões de reais. (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE [MMA], 2012). A partir da década de 1990, estes trabalhadores passaram a constituir empreendimentos de economia solidária, caracterizados pela propriedade coletiva dos meios de produção e pela divisão igualitária dos lucros (SINGER, 2003).

A partir dos anos 2000, uma série de ações tem sido desenvolvida pelo Governo Federal, como modificações na legislação (p. ex., obrigatoriedade de implantação de coleta seletiva em órgãos públicos), criação de programas específicos (Cataforte) e aportes financeiros (por meio de empresas estatais, como a Petrobras), buscando a autonomia destes sujeitos e melhoria em suas condições de vida e de trabalho. Atualmente, os catadores tem seu trabalho reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO, 2002): família 5192 (Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável).

A despeito destes avanços, ainda permanece uma contradição: apesar de tamanha participação na cadeia produtiva da reciclagem, estes sujeitos possuem rendimentos irrisórios e em alguns casos não alcançam o salário mínimo vigente (CASTILHOS JR, RAMOS, ALVES, FORCELLINI & GRACIOLLI, 2013; SILVA, 2007), sendo a fragilidade organizativa (gestão do empreendimento) um dos principais entraves ao desenvolvimento do trabalho dos catadores.

Desta forma, o objetivo deste projeto de extensão é estimular à autogestão e a gestão da logística de produção da Associação dos Trabalhadores de Limpeza de Materiais Recicláveis de João Monlevade (ATLIMARJOM), aumentando a produtividade e consequentemente, a renda dos catadores.

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto prevê uma metodologia participativa e de educação popular que considera a construção do conhecimento a partir da experiência vivenciada pelos catadores. Assim, foram realizadas observações do trabalho para compreender sua realidade de trabalho e a logística interna de produção. Este método tornou possível a verificação das demandas dos próprios trabalhadores e a elaboração de uma primeira versão para o rearranjo da logística interna do galpão onde os catadores realizam suas atividades.

A proposta do layout do galpão foi elaborada por meio do software AutoCaD e exibida aos catadores, que apresentaram suas sugestões. O próximo passo do projeto de extensão é elaborar a versão final para aprovação em assembléia. A partir desta aprovação, os catadores iniciarão o processo de modificação interna, que deverá ser realizada em etapas, para evitar impactos diretos na produção.

26 outubro

“Foi realizada no semestre passado uma campanha de coleta de resíduos na Escola de Design da UEMG.
Com a participação de estudantes, professores e funcionários, foram recolhidos uma grande quantidade de materiais, como embalagens de higiene bucal, escovas de dente e esponjas usadas que foram enviados para o TerraCycle, uma empresa que desenvolve soluções para resíduos de difícil reciclagem.
Com o sucesso alcançado, decidiu-se dar continuidade à campanha que, no futuro, pretende contribuir ainda mais com a reciclagem de mais outros materiais como lápis, canetas, borrachas, apontadores, dentre outros.”

20170710_162226

 

 

28 setembro

Enquanto para a história do design, são conhecidos inúmeros personagens masculinos, há uma necessidade de tratar do papel da mulher nos diversos campos da profissão. Pensando nisso, a professora Caroline Pagnan, junto aos alunos Leonardo Amaral, Luna Vitoriano e Raquel Branco, tiveram a iniciativa de produzir o documentário “A mulher no design: protagonismo feminino”.

O documentário conta com o depoimento das designers, Ana Mata, Bartira Lôbo, Viviane Okubo, Bee Grandinetti e da professora de história do design, Giselle Safar, mulheres com distintas atuações dentro do design. Retrata a voz de mulheres que vivem a profissão e sabem os desafios diários. A construção da narrativa, nos depoimentos organizados para inspirar jovens, futuras profissionais da área e expor a temática que é, ainda, pouco abordada e discutida.

Screenshot_33-1140x486thumb TV UEMG

 

O projeto aconteceu a partir do edital 03/2016 da Pró-reitoria de Extensão da UEMG, destinado a produção de documentário de curta-direção digital com a temática, a mulher no trabalho.

O documentário pode ser assistido no canal da TV UEMG no Youtube com acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZvFGgW5P7cw&t=190s

 

 

22 agosto

Circuito Fotografia e Patrimônio, foi semana dedicada à imagem, à memória e ao patrimônio, que aconteceu do dia 16 ao dia 20 de agosto, em Belo Horizonte no MM Gerdau-Museu das Minas do Metal.

A proposta foi celebrar duas datas marcantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto) e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto).

O evento foi uma realização do coletivo mineiro NITRO e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG).

Foram realizadas exposições, projeções de fotos, oficinas, feira de publicações, debates, caminhadas fotográficas, fotos com “lambe-lambe” e duelos de MC’s e toda programação foi gratuita e aberta a todos!

 

Fonte: http://fotografiaepatrimonio.com.br/

11 outubro

UM DOS EVENTOS MAIS IMPORTANTES DO CALENDÁRIO DA MODA BRASILEIRA

Por Léo Tavares

minas trend 19 edicao modaworks

 

Nesta primeira semana de outubro, de 04 a 07, aconteceu em Belo Horizonte, a 19ª edição do Minas Trend,  evento que confere as novas tendências da área fashion brasileira. O evento, de grande importância para a moda, reuniu vários compradores em busca de novos produtos. O Minas Trend é hoje, a principal conexão entre o fabricante e o lojista da moda, sendo o mais forte incentivador dos pequenos negócios e confeccionistas.

Mais do que um evento que antecipa tendências, o Minas Trend é um Salão de Negócios que promove o encontro de toda a cadeia da indústria da moda, proporcionando grandes oportunidades e bons resultados para todos.”

Considerado um dos maiores ditadores da moda no Brasil na atualidade, capaz de adiantar até dois anos de tendências, modificando o calendário fashion, o evento reúne os principais nomes e marcas desse universo para uma direta interação com os fabricantes têxteis.

O desfile, como sempre, ficou exclusivo, somente para convidados, que puderam escolher suas peças em primeira mão. As roupas, após essa primeira exibição, ficaram expostas numa área privativa a compradores, à qual somente representantes de empresas tiveram acesso, e deixando em exibição aberta, as peças criadas por alunos do sistema FIEMG.

No último dia de exposição, a atração principal foi a palestra “Conexão Inspiramais”, realizada por Marnei Carminatti para todos os interessados, que serviu de inspiração para profissionais confeccionarem suas novas produções.

 

Saiba mais em: http://www.minastrend.com.br/