8 setembro

Quem Somos

Somos um grupo de professores e alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) que desenvolve projetos de iniciativa da própria universidade. Com a institucionalização, a Pro-Reitoria de Extensão (PROEX) pretende favorecer a interface da extensão com a pesquisa e com o ensino, e a interlocução entre as Unidades Acadêmicas e destas com comunidades.
Sendo um programa, os projetos trabalhados são relacionados, gerenciados de forma coordenada para o alcance de objetivos estratégicos. Eles lidam com questões sociais contemporâneas, focando a constituição de perspectivas dignas de vida.
Especificamente, o Programa Cultura e Desenvolvimento trata a cultura criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável desenvolvendo projetos para apoio e estímulo a ações voltadas para o desenvolvimento de territórios e competências criativas, alinhadas a programas e políticas públicas relacionadas.
Identificamos projetos na Universidade relacionados à capacitação e desenvolvimento de bens e serviços criativos nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural da sustentabilidade, que contribuam ao desenvolvimento das regiões do estado e dinamização da economia criativa brasileira. A partir deste conhecimento, buscamos potencializar seus resultados, favorecendo a continuidade de suas ações, estimulando a criação de novas iniciativas embasadas nas experiências adquiridas, dando visibilidade interna, levando ao conhecimento da sociedade para aplicações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

 


História

O Programa Institucional Cultura e Desenvolvimento foi aprovado junto ao Conselho de Pesquisa e Extensão da UEMG – COEPE/UEMG, juntamente com mais outros cinco programas extensionistas, no dia 12 de agosto de 2013.

 


Objetivos

Fortalecimento e integração das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UEMG, relacionadas à cultura criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável. Apoio e estímulo a ações voltadas para o desenvolvimento de territórios e competências criativas, alinhadas a programas e políticas públicas relacionadas. Identificação de projetos da Universidade relacionados à capacitação e desenvolvimento de bens e serviços criativos nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural da sustentabilidade, que contribuam ao desenvolvimento das regiões do estado e dinamização da economia criativa brasileira.

 


Princípios Orientadores

 

  •  Impacto e transformação
  •  Interação dialógica
  •  Interdisciplinaridade
  •  Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão
  •  Colaboração
  •  Políticas de direito às diferenças
  •  Relações étnico-raciais e relações de gênero
  •  Produção e publicação dos diferentes saberes produzidos.