22 novembro

O electronic commerce (e-Commerce), é todo o comércio realizado através de meios eletrônicos. Surgiu em 1970 na EDI e EFT e com a internet ganhou força e se tornou disponível para todas as pessoas. Hoje em dia se tornou fácil abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet, até mais fácil e simples do que abrir uma loja física para comercializar produtos.

O que começou discretamente, com vendas apenas de produtos mais baratos, se tornou um mercado muito popular que dá a possibilidade de vender online desde livros e bijuterias até casas e bens mais caros. O e-commerce tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto enormes mercados de massa, como também de nichos muito específicos. Você pode vender para pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar do país e atingir um público específico.

O número de lojas on-line não para de crescer e, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2016 o e-commerce nacional deve crescer 18% a 25% em relação a 2015 e faturar mais de R$ 56,8 bilhões.

Esse aumento das vendas do varejo online no Brasil e a popularização dos marketplaces e plataformas de e-commerce, fez o surgir centenas de novas empresas no setor, o que gerou uma competição cada vez maior entre lojas, tanto em preço quanto em publicidade e propaganda, fazendo com que as empresas se tornassem mais profissionais para oferecer uma boa experiência aos usuários, tanto na compra quanto no pós-venda.

 

black friday

A uma semana da Black Friday vamos descobrir como ela surgiu e seu significado.

A “Sexta-Feira Negra” traduzindo para o português, é um termo criado para a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos.

Alguns dizem que o termo apareceu pela primeira vez nos anos 90, e como haviam muitas pessoas e congestionamentos nas ruas, a polícia chamava o dia de “Black Friday” já que a data marcava também a abertura do período de compras para o natal.

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional.

Para evitar a prática de fraudes, como subir os preços pouco tempo antes e vender pelo preço normal durante a data com falsos descontos, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net), criou o código de ética para a Black Friday, e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas do código.

Acompanhando o crescimento do e-commerce, a cada ano que passa a Black Friday bate seus recordes. A maioria das lojas on-line esperam que o faturamento de um dia na Black Friday seja equivalente ao de um mês inteiro!

 

 

Referências:

BSELLER. O que é e-commerce. BSeller. 2016. Disponível em: <http://www.bseller.com.br/o-que-e-e-commerce/> Acesso em 17 de novembro de 2016.

VARGAS, Fábio. Enquanto o PIB recua o Ecommerce cresce. Administradores.com. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/enquanto-o-pib-recua-o-ecommerce-cresce/112571/> Acesso em 17 de novembro de 2016.

WIKIPÉDIA. Black Friday. 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday> Acesso em 17 de novembro de 2016.

Uma resposta para “A cultura do e-commerce e Black Friday”

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