6 junho

A Camerata experimental da ESMU/UEMG é uma disciplina que se mistura com um projeto de extensão permanente, orientado pelo professor Moacyr Laterza Filho. Trata-se de uma disciplina de prática musical, com orientações e conteúdos específicos, pinçados de um amplo universo diante do qual o estudante de música se vê em sua vida acadêmica, ou, posteriormente, em sua vida profissional.

A Camerata Experimental visa dar a oportunidade de os estudantes colocarem em prática o repertório que trabalham durante toda a vida acadêmica. O trabalho procura ter uma linha interpretativa historicamente orientada, o que permite aos estudantes ampliarem o conhecimento e as perspectivas da música barroca.

Além disso, o grupo (bem como outros grupos musicais permanentes da ESMU/UEMG) funciona como veículo de integração entre estudantes do Bacharelado e das duas Licenciaturas da Escola de Música da UEMG. Estudantes dos três cursos são estimulados a participar do grupo, apesar de eventuais diferenças de desenvolvimento técnico ou musical. Segundo Moacyr Filho, isso, além de promover o aspecto social do ensino e da aprendizagem da música, faz com que o trabalho de ambos os grupos se torne meio de colaboração mútua entre os integrantes, sejam eles estudantes ou professores.