28 novembro

Estimular o empreendedorismo universitário para a formação daqueles de espírito inquieto, que não têm medo de ousar e assumir riscos para alcançar os mais impossíveis sonhos.  Esse é o objetivo do projeto de extensão “Time of Empreender”, da Faculdade de Engenharia Ambiental, de João Monlevade. O projeto teve início em maio deste ano e tem ações definidas como UEMG em movimento.

Em julho, a estudante do curso de Engenharia Ambiental, Thaís de Cássia Rodrigues, participou de uma missão, em Belo Horizonte, para conhecer coworkings e aceleradoras. Espaços de fomento à inovação e ao empreendedorismo como Órbi e o SEED, foram visitados pela estudante. Outro exemplo foi a palestra “O universitário como agente do desenvolvimento socioeconômico”, ministrada pelo professor Alan Rodrigues.

Ainda em julho, podemos mencionar o apoio à participação dos estudantes no Empreenda. Conexão!, que aconteceu na cidade histórica de Ouro Preto. Esse evento teve como objetivo conectar startups universitárias ao mercado. Em agosto, a comunidade acadêmica de João Monlevade e de outras cidades do Estado, no dia do soldado (25/08), batalharam em um super desafio científico, o Biomaker Battle. Os participantes passaram por workshops de curta duração e orientações rápidas com especialistas. As equipes foram desafiadas a usar o conteúdo dessas atividades para construir um modelo de negócio da sua pesquisa na resolução de um problema que afeta uma ou mais áreas de ciências da vida. No fim do dia, a startup CiclOne foi eleita vencedora do desafio. E por último, mas não menos importante, apoiamos a participação das Empresas Juniores e de projetos ligados ao empreendedorismo e inovação da Unidade para participação como expositores da 6ª edição do WIN- Caminhos para a Diversificação Econômica (Foto 1).

A equipe acredita que por meio de estímulos adequados, os universitários podem desenvolver novas habilidades úteis para a criação de negócios, uma vez que eles já possuem capacidade para resolução de problemas, estão sempre gerenciando prazos, “trabalham” em horários não convencionais e não possuem medo do desconhecido. Essas características são, também, comuns de fundadores de startups. Nesse sentido, promover o empreendedorismo universitário é uma estratégia essencial para o desenvolvimento econômico e social. Para tanto, neste primeiro ano, buscamos entender as ações de empreendedorismo que já estavam em andamento na instituição, bem como promover eventos de capacitação dos estudantes da Unidade, mais informações acesse os seguintes links: http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=10852 http://www.uemg.br/noticia_detalhe.php?id=10853

 

Foto 1 – Estudantes da Pilar Engenharia Jr. durante a exposição da 6ª edição do WIN.

Sigam : @timeofempreender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *