O III Colóquio sobre Direitos Humanos, Cidadania e Educação, além de apresentar o projeto “Formação Cidadã em Direitos Humanos: O gibi como instrumento pedagógico para aprendizagem de alunos de três escolas do entorno da UEMG Ibirité, levantou questões de suma importância na atualidade, através de relatos de experiências, o colóquio provocou nos participantes a reflexão sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a necessidade de lutar pela manutenção dessa conquista.
Noventa e três por cento da comunidade literária brasileira é composta de autores brancos. E, desse percentual, 72% são homens, dados que foram revelados por um estudo da Universidade de Brasília (UnB). Esses dados nos levam a refletir sobre o porquê dessa falta de representatividade de autoras e autores negros no cenário da literatura nacional.
Foi esse questionamento que motivou a escritora Karine Bassi, fundadora da editora independente Venas Abiertas, na busca por autoras negras para compor a coletânea Raízes – Resistência Histórica. A obra reúne textos de 20 escritoras, de vários estados brasileiros, que relatam suas vivências e se apresentam como resistência à sociedade racista e patriarcal em que vivem, por meio da literatura.
No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, Karine Bassi falou sobre a obra e sobre a presença da mulher negra no cenário literário brasileiro.
Ouça a entrevista no Link: Programa Universo Literário – Rádio UFMG
A Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Ibirité e a Fundação Helena Antipoff promovem no dia 28 de Novembro o I Seminário de Formação Docente. Serão abordados os programas de pesquisa e extensão e seus impactos na formação docente nos cursos de licenciaturas.
O seminário contará com palestras, oficinas e exposição de pôsteres.
A Programação acontecerá nos três turnos: manhã, tarde e noite.
As inscrições serão feitas no dia 28 de novembro, no local e antes de cada evento.
Os certificados de participação serão enviados por e-mail.
O Memorial Minas Gerais Vale entra em novembro celebrando o Mês da Consciência Negra. A programação começou no dia 8 de novembro, com o Sarau das Pretas, para o lançamento do livro Raízes – Resistência Histórica, e segue com o grupo folclórico-musical Lavadeiras da Prainha, de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Na segunda semana, aconteceu a apresentação Sois África, com Tom Nascimento e a apresentação infantil Griot – História e Cantorias.
A última atração será o músico, compositor e parceiro de Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos, que tem entre suas obras o CD Áfrico. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade.
Veja a Programação Completa.
Acontecerá na UEMG – Unidade Ibirité, na próxima sexta, dia 23 de Novembro, o III Colóquio sobre Direitos Humanos, Cidadania e Educação. A Professora DRª. Elizabeth Dias Munaier Lages, orientadora e a Bolsista do Programa de extensão Naly Jovelina Antônio, apresentam o projeto: Formação cidadã em Direitos Humanos: o gibi como instrumento pedagógico para a aprendizagem de alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité.
O Colóquio acontecerá na Sala 51 do Prédio Central da Fundação Helena Antipoff, Na Unidade Ibirité de 14 às 17:30 horas.
Cultura Negra do Barreiro: Existência e Resistência
A MABAM é um evento de artes negras integradas com duração de 12 horas e esta na sua 2ª edição. O objetivo da Mostra é fortalecer o empoderamento e a representatividade negra no Barreiro. Este ano, acontecerá no dia 17 de Novembro e ocupará os quatro espaços do Viaduto das Artes no Barreiro, Belo Horizonte, com as seguintes atrações:
• Feira de Afroempreendedores (Comidas, Vestuários e Artesanatos);
• Oficinas (Aromaterapia, Tranças, Maculelê e Poesia);
• Contação de Histórias Africanas;
• Palestra com Juliana de Paula (Todo Black é Power);
• Roda de Conversa;
• Artistas Visuais;
• Exibição de Filmes;
• Roda de Capoeira;
• Dança;
• Cortejo de Congado;
• DJs;
• Shows.
E o melhor, A ENTRADA É GRATUITA !!!
Viaduto das Artes – Avenida, Olinto Meireles, 45, Barreiro, Belo Horizonte.
A Noite Inclusiva deste mês promoverá uma discussão sobre a diversidade étnico-racial, de gênero e sexualidade, os impactos no campo educativo e na formação docente. Como palestrante contaremos com a presença da professora Isabella Tymburibá Elian, Mestra em Educação pela UEMG, pesquisadora da área de “Gênero e Diversidade na Educação”, professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNA.
Palestrante: Isabella Tymburibá Elian
Data: 09/11/2018
Horário: 18:30 horas
Local: Auditório Ady Rosa de Freitas
Centro Administrativo João Paulo II
Rua Pará de Minas, 640, Basiléia – Betim – MG
Inscrições no link:http://www.semed.betim.mg.gov.br/noiteinclusiva/
A III Semana da Educação Física é um evento organizado pelo Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) e pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ibirité.
O tema da edição de 2018, escolhido pelos discentes do curso, é “Interferências das políticas públicas na formação discente/docente”, e pretende dialogar com outros subtemas específicos, escolhidos a partir da produção dos grupos de pesquisa e dos projetos de extensão em andamento no curso.
O evento ocorrerá entre os dias 5 e 9 de novembro e será composto pelos mais variados tipos de atividade, tais como: conferências e rodas de conversa com pesquisadores de destaque na área, oficinas e minicursos.
Para Inscrições, Programação completa e Submissão de Trabalhos Clique Aqui .