30 setembro

Data: 16 de setembro


Local: Funarte


Educação Integral em contextos de diversidade

O IV Colóquio sobre Educação Integral realizado no dia 16 de setembro pelas professoras coordenadoras do programa de Educação Integral da UEMG Bárbara Ramalho, da unidade de Cláudio, Elizabeth Lages, da unidade de Ibirité, Edilene Eras, da Faculdade de Educação, e a consultora do programa Darli Dias, se desenvolveu com o intuito de promover um diálogo entre os diferentes atores que atuam em diferentes contextos na Educação Integral.

DSC_0047[1]

O evento contou com  valiosos depoimentos como o de Ilza Rosa, da Prefeitura Municipal de Joaíma, que relatou sua experiência com o resgate das tradições e a identidade de  uma comunidade quilombola daquele município. Também participou do colóquio Arminda Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação da PBH, que salientou as visões e pilares sobre os quais a rede municipal de Belo Horizonte desenvolve seu programa de Escola Integrada.. Adriana Moura, ex-diretora da Escola Municipal Israel Pinheiro, no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, compartilhou experiências vivenciadas por ela no que diz respeito à Educação Integral desenvolvidas em contexto localizado entre duas comunidades vizinhas intituladas “Cruzeirinho” e “Boca do sapo”. Já, Luana Campos e Silva, coordenadora de uma das unidades da Organização não Governamental “Corpo Cidadão” relatou a experiência de viver a Educação Integral no âmbito do terceiro setor, através de parcerias com as escolas de educação básica.

Nessa perspectiva, o colóquio conseguiu expor como a Educação Integral pode se desenvolver nos mais diversos territórios e contextos diversos e, portanto, para além dos muros das escolas, potencializando a aprendizagem constante e o resgate de identidades e comunidades inteiras..

DSC_0051[1] DSC_0049[1] DSC_0047[1] DSC_0045[1]

30 setembro

Data: 15 de setembro

Local: FAE – Faculdade de Educação


Compartilhando saberes e (re)elaborando práticas

As professoras coordenadoras do programa institucional de Educação Integral da UEMG Bárbara Ramalho, da unidade de Cláudio, Elizabeth Lages, da unidade de Ibirité e Edilene Eras, da Faculdade de Educação, realizaram no dia 15/09 uma Roda de Conversa com vistas a promover um debate sobre as experiências vivenciadas por alunos da universidade e que atuam e atuaram como bolsistas em atividades de Educação Integral nas suas unidades de origem.

DSC_0004[1]DSC_0021[1]

Na ocasião foram apresentadas as oficinas desenvolvidas por quatro estudantes bolsistas do Programa Escola Integrada e seus contextos de atuação.

Dalva, aluna da FAE, apresentou trabalho sobre a temática da nutrição. Ana Soraya, também estudante da FAE, relatou a atividade realizada apoiada no Minecraft, um dos jogos digitais preferidos dos alunos, para auxiliar na produção e interpretação de textos. Alison, aluno do curso de Pedagogia em Ibirité, compartilhou o usou da fotografia como instrumento para que os estudantes identificassem e revelassem um pouco do mundo que os cerca. Já Joselaine também da FAE, apresentou um trabalho por ela realizado no âmbito da Educação Integral que se apoia no potencial educativo das atividades lúdicas como as brincadeiras com corda e elástico.

DSC_0035[1]

Ao final do evento, um espaço foi aberto para que os demais participantes relatassem suas experiências e levantassem impressões sobre o que foi apresentado. O debate estabelecido reiterou a importância da Educação Integral bem como do estabelecimento de espaços de trocas de experiência e de discussão da temática, tal qual o que ali se constituiu.

   DSC_0015[1] DSC_0032[1]

30 setembro

No dia 01 de setembro de 2015 às 8 horas no auditório da Fundação Helena Antipoff –  FHA foram iniciadas as atividades do Programa de Ações de Educação Integral que deverá  atender  alunos das escolas Estaduais– Sandoval de Azevedo, Iolanda Martins, Antonio Pinheiro Dias nos turnos manhã e tarde.

IMG_2823

Inicialmente, os alunos foram recepcionados com café da manhã e logo após foram para o auditório da Fundação. A programação do primeiro dia incluiu

  • Fala da Presidente da FHA Maria do Carmo Lara e da Coordenadora da EI na FHA Selma dando boas vindas aos alunos
  • Pequeno filme sobre A fundadora da FHA – Helena Antipoff
  • Apresentação de dança dos alunos do Espaço Cultural ADAV,
  • Apresentação dos alunos da escola Sandoval de Azedo – dança o Girassol, apresentação de zumba e Rap infantil, apresentação da musica “o pato” de Vinicius de Morais,
  • Apresentação do vídeo apresentando todos dos espaços da Fundação que deverão ser utilizados pela Escola Integral.
  • IMG_2857

 Neste dia Lucas, ex-aluno da ADAV e ex-alunos do programa Escola Integrada da PBH,  fez uma apresentação de Violão Cello e Flauta Doce e falou sobre a importância da Educação Integral para ele e sua família. Foram também apresentados aos alunos todas as pessoas envolvidas com o programa – coordenadores, diretores, professores, psicóloga, fonoaudióloga. Após as apresentações no auditório os alunos foram divididos em grupos e saíram com os monitores  para conhecer todos os espaços da FHA. Foi um dia bastante festivo na Instituição.

IMG_2890

Destacamos ainda, que o Programa Educação Integral realizado atualmente na Fundação Helena Antipoff constituirá o 1º polo de Educação Integral do Estado. A UEMG já manifestou interesse em estabelecer parceria com a Fundação Helena Antipoff e a Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para o desenvolvimento deste Programa, cujo Termo de Cooperação está sendo analisado pela referida Secretaria.  Entretanto, desde o dia 01/09 a FHA iniciou os trabalhos sem, contudo, estar assinado o termo. Com a assinatura do documento se somarão ao Programa de Ações de Educação Integral mais 36 bolsistas dos cursos de licenciatura oferecidos pela UEMG-Unidade Ibirité que trabalharão nas oficinas pedagógicas.

Ressaltamos que este projeto será uma grande oportunidade de formação pedagógica tanto para os alunos, professores e gestores dos dois níveis de ensino, bem como se evidenciará em momento de real aproximação entre a universidade, as escolas e a comunidade

IMG_2896IMG_2870IMG_2853

1 setembro

No dia 15/08 foi realizado o primeiro encontro de formação do programa de Escola Integrada, no Parque Municipal Renné Giannetti. Partindo do tema Por que “integral” essa tal “educação”, as atividades e debates do encontro buscaram apresentar e familiarizar os participantes com a perspectiva integral da educação no cenário brasileiro.

O evento foi aberto pela fala introdutória da profª. Bárbara Ramalho, da unidade de Cláudio, seguida por uma dinâmica organizada por ela na qual os participantes do encontro, divididos em grupos, recebiam papéis com descrições de estudantes diversos, separados propositalmente entre perfil “acadêmico” e perfil “social”, e, à partir da descrição, desenhavam um personagem que representasse o estudante. A dinâmica descontraída suscitou o debate sobre um dos princípios básicos da Educação Integral: a percepção do estudante em sua totalidade. Ao desenhar um dos perfis, os integrantes do grupo capturavam apenas uma parte do aluno, que era complementada pelo desenho de outro grupo com o restante do perfil.

Após a dinâmica, outra roda de conversa foi aberta, na qual os participantes expuseram suas concepções e práticas relacionadas à Educação Integral, relatando acertos e erros nos modelos atuais e levantando expectativas e projetos para o aprimoramento do programa. Ao final do encontro, o monitor de dança convidado, Davidson Mendes Coelho, compartilhou um valioso depoimento como ex-aluno do Programa Escola Integrada e, em seguida, monitorou uma oficina de dança onde participaram todas as pessoas presentes.

Os encontros, organizados por coordenadores e professores do Centro de Extensão das unidades da UEMG de Cláudio, Ibirité, Escola de Design e Faculdade de Educação, acontecerão periodicamente e servirão de espaço para discussão, interação e articulação entre as unidades visando sempre diálogos construtivos para o aprimoramento e expansão deste importante programa institucional. O próximo encontro está previsto para novembro.

DSC_1022DSC_1019DSC_1017DSC_1041DSC_1025DSC_1034

1 setembro

Aconteceu na FHA (Fundação Helena Antipoff) nos dias 15 e 19 de agosto de 2015  o evento “Viver Helena- Lições para construção de uma escola integrada:Um mês dedicado à vida e obra de Helena Antipoff”.A mesa-redonda intitulada “As obras de Helena Antipoff, Paulo Freire e a Educação Integral”, realizada no dia 15 de agosto contou com a participação de Rogéria Figueiredo (SEE – Coordenadora Escola Integral), Prof. Teodoro Zanarti (Doutor em Educação – PUC Minas), Professora Marilene Oliveira Almeida (Mestre em Educação – UEMG)e, Professora Lilian Sipoli Carneiro Cañete (Mestre em Educação – UEMG), coordenadora da mesa. A discussão abordou o papel da escola na formação da cidadania e o papel que o currículo em um contexto integral ocupa na formação e transformação dos indivíduos. No dia 19 de agosto a mesa-redonda foi composta pela Profa. Regina Helena Freitas Campos (Doutora em Educação – UFMG) que discutiu sobre “Educação Integral na experiência da Fazenda do Rosário” e pela Profa. Elizabeth Dias Munaier Lages (Doutora em Educação-UEMG) que trouxe importantes contribuições sobre a temática “Helena Antipoff, Paulo Freire e a Educação integral: diálogos com a educação nova e contemporânea”. Ambas destacaram características escolanovistas que serviram de influência marcante para a obra dos dois educadores, Antipoff e Freire, tais como: a valorização das diferenças, o colocar-se na perspectiva do outro e a inclusão segundo uma concepção radicalmente democrática. A mesa foi coordenada pela Profa. Mestre Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) e Doutoranda UFMG).

IMG_2260 IMG_2319

 

 

IMG_2506 IMG_2408IMG_2343IMG_2490