17 agosto

O Programa de Educação Integral é um Programa Institucional de Extensão da UEMG, e tem como objetivo o diálogo com políticas públicas e iniciativas governamentais voltadas à promoção de programas de Educação Integral e Integradas. É de sua responsabilidade o acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares de Educação Básica parceiras e sua articulação com a formação dos alunos bolsistas das diferentes Unidades Acadêmicas da UEMG, bem como a formação de gestores e docentes que atuam nestes projetos. Agrega projetos que fazem a análise dos impactos da Educação Integrada na formação educacional de crianças, adolescentes e jovens e suas implicações no estabelecimento de relações de pertencimento à comunidade e apropriação de território de vivência destes atores.

Coordenadoras: Profª Edilene Eras | Faculdade de Educação –  Profª Elizabeth Dias Munaier Lages | UEMG – Ibirité – Profª Cíntia Ramaldes | UEMG – Ibirité

Fonte: http://www.uemg.br/extensaoinst.php

6 agosto

CartazFormPost

A coordenação do programa convida a todos os coordenadores do Programa de Escola Integrada – PEI, professores e alunos bolsistas para a 1ª atividade de formação do ano de 2015.

Tema: Por que “integral” essa tal “Educação”?

Data: 15/08/2015

Horário: 9:00 horas

Local: Parque Municipal de BH (referência: Teatro Francisco Nunes)

6 agosto

Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.” Assim, para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. Compreende-se, então, que:

–  A educação é por definição integral na medida em que deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida . Assim, educação integral não é uma modalidade de educação, mas sua própria definição;

– Espaços, dinâmicas e sujeitos são objetos de aprendizagem e também seu fim, o sentido próprio para o qual converge a construção de qualquer conhecimento. Assim, mais do que um conjunto de espaços a cidade é compreendida como território educativo e o binômio escola-comunidade é sua síntese.

Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade -, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.

Fonte: http://educacaointegral.org.br/conceito/

Conceito de Escola Integral youtube:

link:https://www.youtube.com/watch?v=SzqmiJLxmbc –