Com essa metodologia, o professor propõe um conteúdo e os alunos já entram em contato com ele, em casa, por meio de materiais digitais como videoaulas, apresentações e podcasts, antes mesmo da aula sobre o tema.
Isso não significa que o papel do professor some. Após o estudo individual, os alunos vão para a sala de aula tirar dúvidas, debater, trazer assuntos complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo. Justamente o contrário do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa de casa sozinho, depois.
Essa abordagem gera oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade e criar a partir do conhecimento adquirido. Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas.
Para continuar lendo acesse: http://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_
Veja como estruturar um programa de Educação Integral
A plataforma Educação Integral Na Prática disponibiliza recursos organizados em eixos temáticos para apoiar gestores e equipes técnicas na elaboração, implementação e avaliação de programas de educação integral. Você pode escolher entre estruturar seu próprio percurso de navegação, seguindo diretamente para os eixos temáticos, ou guiar-se a partir da sugestão, disponível no botão Planeje.
Todos os recursos apresentam experiências ilustrativas, marcos legais, instrumentos de gestão, referências bibliográficas e notícias relacionadas para facilitar a gestão do programa.
Para saber o passo a passo para a implementação de ações e programas acesse: http://educacaointegral.org.br/na-pratica/
As Unidades Acadêmicas da UEMG que participam do Programa Escola Integrada estiveram presentes no Seminário de Bolsistas Extensionistas: Programa Escola Integrada e Instituições de Ensino Superior promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com as Instituições de Ensino Superior. Palestras, relatos de experiências, debates e reflexões possibilitaram pensar a prática pedagógica da educação integral e a estruturação do Programa.
O Programa Escola Integrada vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais está organizando o Seminário de Bolsistas Extensionistas que ocorrerá:
Foi ministrada no dia 31/10 na unidade de Design/UEMG, a palestra sobre “Educação Inclusiva”, como uma ação do Programa Educação Integral, Faculdade de Educação/UEMG e NIP, teve como palestrante o Coordenador de Extensão da FAE/UEMG Marcos Munhós A palestra teve como público-alvo os alunos do 4º e 8º período de Artes Visuais.
A palestra abordou temas sobre práticas pedagógicas que enfatizam novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem, currículos adaptados e funcionais, gestão de sala de aula participativa e democrática e um conjunto de ideias sobre o fazer do profissional do ensino na educação de pessoas com deficiência.
Foi uma noite de muito aprendizado . Agradecemos a parceria do coordenador Marcos Munhós , aos alunos e professores participantes.
O Programa Institucional Educação Integral em parceria com a Fundação Helena Antipoff promoveu no mês de outubro o II Seminário de Formação Curricular e Formação Permanente, espaço para discussões teóricas, relatos de experiências e reflexão sobre a prática pedagógica na educação integral e integrada. Estiveram presentes vários atores envolvidos na Educação Integral e integrada como a presidência da Fundação Helena Antipoff, representante da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, professor da PUC/Minas, professores de escolas estaduais de Ibirité, direção da Unidade Acadêmica Ibirité/UEMG, coordenação do Programa Institucional Educação Integral/UEMG, professores orientadores e alunos bolsistas do Programa Escola Integrada.