28 novembro

fly II Jornada pedagógica Ibirité

 

 

II JORNADA PEDAG+ôGICA - cartaz de divulga

28 novembro

de-aula-invertida

Com essa metodologia, o professor propõe um conteúdo e os alunos já entram em contato com ele, em casa, por meio de materiais digitais como videoaulas, apresentações e podcasts, antes mesmo da aula sobre o tema.

Isso não significa que o papel do professor some. Após o estudo individual, os alunos vão para a sala de aula tirar dúvidas, debater, trazer assuntos complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo. Justamente o contrário do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa de casa sozinho, depois.

Essa abordagem gera oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade e criar a partir do conhecimento adquirido. Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas.

Para continuar lendo acesse: http://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_

campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link

28 novembro

aaaaaaa

Veja como estruturar um programa de Educação Integral

A plataforma Educação Integral Na Prática disponibiliza recursos organizados em eixos temáticos para apoiar gestores e equipes técnicas na elaboração, implementação e avaliação de programas de educação integral. Você pode escolher entre estruturar seu próprio percurso de navegação, seguindo diretamente para os eixos temáticos, ou guiar-se a partir da sugestão, disponível no botão Planeje.

Todos os recursos apresentam experiências ilustrativas, marcos legais, instrumentos de gestão, referências bibliográficas e notícias relacionadas para facilitar a gestão do programa.

Para saber o passo a passo para a implementação de ações e programas acesse: http://educacaointegral.org.br/na-pratica/

18 novembro

As Unidades Acadêmicas da UEMG  que participam do Programa Escola Integrada estiveram presentes no Seminário de Bolsistas Extensionistas: Programa Escola Integrada e Instituições de Ensino Superior promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com as Instituições de Ensino Superior. Palestras, relatos de experiências, debates e reflexões possibilitaram pensar a prática pedagógica da educação integral e a estruturação do Programa.

Slide1Slide2

Slide3Slide4

16 novembro

Folder IX Fórum de Educação Integral 2016

 

Programação Fórum de Educação Integral

 

11 novembro

Slide1

**

No 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016, professores e alunos bolsistas dos Programas Institucionais da UEMG divulgaram os blogs Institucionais no Polo Belo Horizonte, com objetivo de dar ampla visibilidade às publicações das ações realizadas pelos Programas.

11 novembro

convite Seminario de bolsistas extensionistas SMED

O Programa Escola Integrada vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais está organizando o Seminário de Bolsistas Extensionistas que ocorrerá:

 

Data: 17/11/2016
 
Local: Auditório do Museu de História Natural – PUC MG, Unidade Coração Eucarístico.
 
Horário: Manhã – 08:00 às 11:30; 13:00 às 16:30
 ***
Convidamos a todos os envolvidos no Programa Escola Integrada a participarem dos debates e relatos de experiências!

 

11 novembro

Inclusao

Foi ministrada no dia 31/10 na unidade de Design/UEMG, a palestra sobre “Educação Inclusiva”, como uma ação do Programa Educação Integral, Faculdade de Educação/UEMG e NIP, teve como palestrante o Coordenador de Extensão da FAE/UEMG Marcos Munhós A palestra teve como público-alvo os alunos do 4º e 8º período de Artes Visuais. 

A palestra abordou temas sobre práticas pedagógicas que enfatizam novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem, currículos adaptados e funcionais, gestão de sala de aula participativa e democrática e um conjunto de ideias sobre o fazer do profissional do ensino na educação de pessoas com deficiência. 

Foi uma noite de muito aprendizado . Agradecemos a parceria do coordenador  Marcos Munhós , aos alunos e  professores participantes.

 

7 novembro

seninario PEI out 2016

O Programa Institucional Educação Integral em parceria com a Fundação Helena Antipoff promoveu no mês de outubro o II Seminário de Formação Curricular e Formação Permanente, espaço para discussões teóricas, relatos de experiências e  reflexão sobre a prática pedagógica na educação integral e integrada. Estiveram presentes vários atores envolvidos na Educação Integral e integrada como a presidência da Fundação Helena Antipoff, representante da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, professor da PUC/Minas, professores de escolas estaduais de Ibirité, direção da Unidade Acadêmica Ibirité/UEMG, coordenação do Programa Institucional Educação Integral/UEMG, professores orientadores e alunos bolsistas do Programa Escola Integrada.

Slide1Slide2Slide3Slide4

7 novembro

O VI Seminário Internacional Acolhendo as Línguas  Africanas e a IV Jornada do Centro de  Estudos Africanos serão realizados no Conservatório UFMG, localizados na Av. Afonso Pena, 1534, Centro.  A programação está disponível no site do evento:
 ****
unnamed