O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em entrevista coletiva concedida na terça-feira (22/03) que o programa Mais Educação será reformulado e fará parte de uma estratégia que visa atender prioritariamente as escolas cujos estudantes têm graves problemas de alfabetização e letramento.
Na prática, isso significa que os recursos disponíveis para o programa serão direcionados para as 26 mil unidades da rede que, segundo o Ministério da Educação (MEC), respondem por 70% dos problemas de alfabetização do pais.
Todas as escolas públicas do Brasil terão entre os dias 18 de abril e 20 de junho para se inscrever no Mais Educação. Entretanto, terão prioridade de atendimento as instituições consideradas prioritárias.
Segundo Mercadante, o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Mais Educação e o Programa de Iniciação a Docência (Pibid) serão integrados como parte de um esforço para reduzir o problema de alfabetização na educação básica.
Essas 26 mil escolas identificadas pelo MEC terão sua jornada estendida por meio do Mais Educação e contarão com um coordenador do Pnaic que será responsável por aulas de reforço para alunos de 4º ao 9º ano com dificuldades para ler e escrever. Os professores do Pibid também terão que atender prioritariamente a essas escolas.
Site: http://educacaointegral.org.br/noticias/mec-reformula-mais-educacao-reduz-alcance-26-mil-escolas/
Site: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao