Acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de setembro, na UEMG de Ibirité o evento Educação em Direitos Humanos: Uma Perspectiva para Formação Integral de Sujeitos.
No dia 02, acontecerá palestra com a profa doutora Saraa Mol ( horário 19h às 22h) , e no dia 03, relatos e experiências( horário 8:30h às 11:30h).
Endereço: Rua São Paulo nº 3996 | Vil Rosário | Ibirité MG
Fonte: Site Educação Integral, Agosto de 2016.
A mente e o corpo são uma coisa só e para o desenvolvimento do primeiro é necessário desenvolver o segundo, de forma integral.
Essa conclusão, feita por professores e especialistas, parece simples e óbvia, mas a realidade é outra na maioria das escolas. A Educação Física, muitas vezes, é considerada uma disciplina e uma prática secundária que serve apenas como um momento de distração entre as atividades que realmente importam: aulas de Matemática, Português, Ciências etc.
Para a professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), Katia Rubio, a prática esportiva e o desenvolvimento físico dos estudantes deveriam ser vistos pela escola como igualmente importantes.
“A cabeça e o corpo são uma coisa só. A inteligência habita um corpo que pensa soluções para o mundo e esse corpo precisa ser compreendido integralmente. O desenvolvimento da mente precisa ser acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades motoras”, afirmou a docente da USP.
Para o professor do programa de pós-graduação em Educação Física escolar da Federal de Pernambuco (UFPE), José Luis Simões, o desenvolvimento físico dos estudantes é essencial, inclusive para garantir o desenvolvimento intelectual. Uma criança que pratica atividades físicas fica mais disposta, estimulando a circulação de oxigênio no sangue e no cérebro, o que melhora a capacidade de raciocínio.
O docente também lista algumas das competências que a atividade física pode desenvolver nos estudantes: habilidade motora, resistência física, capacidade de raciocínio, ética e solidariedade. “A quadra precisa ser compreendida como uma sala de aula onde os jovens e crianças podem desenvolver habilidades tão importantes quanto nas demais matérias”, afirmou Simões.
Para saber mais acesse: http:/educacaointegral.org.br/noticias/seja-esportes-jogos-ou-brincadeiras-atividade-fisica-deve-ser-parte-da-aprendizagem/
COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL:
Edilene Eras | Faculdade de Educação/ UEMG
E-mail – Edilene.eras@uemg.br
Elizabeth Dias Munaier Lages | Unidade Ibirité/UEMG
E-mail – elizabeth.lages@uemg.br
Cíntia Ramaldes | Unidade Ibirité/UEMG
E-mail – cintia.ramaldes@uemg.br
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, o Núcleo de Pesquisas em Relações Raciais, História, Literatura e Artes e o Programa de Extensão Universitária Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte convidam para palestra com a Profa Dra Ana Lúcia Silva Souza, no próximo dia 19 de agosto, às 19 horas, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG com o tema: LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: juventude negra afirmando direitos também na EJA.
Venha conversar junto conosco sobre o letramento de jovens negros presentes na EJA com esta docente da UFBA.
Este é o blog do Programa Institucional de Educação Integral da Universidade do Estado de Minas Gerais
O Programa de Educação Integral é um Programa Institucional de Extensão da UEMG, e tem como objetivo o diálogo com políticas públicas e iniciativas governamentais voltadas à promoção de programas de Educação Integral e Integradas. É de sua responsabilidade o acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares de Educação Básica parceiras e sua articulação com a formação dos alunos bolsistas das diferentes Unidades Acadêmicas da UEMG, bem como a formação de gestores e docentes que atuam nestes projetos. Agrega projetos que fazem a análise dos impactos da Educação Integrada na formação educacional de crianças, adolescentes e jovens e suas implicações no estabelecimento de relações de pertencimento à comunidade e apropriação de território de vivência destes atores.
COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL:
Edilene Eras | Faculdade de Educação/ UEMG
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7651089816609857
Elizabeth Dias Munaier Lages | Unidade Ibirité/UEMG
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7025659608590413
Cíntia Ramaldes | Unidade Ibirité/UEMG
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4393311461266627
Bruna Mourão Aranha- (Bolsista de Extensão – Escola de Design)
Larissa Diana Guimarães Reis – (Bolsista de Extensão – Faculdade de Educação)
Janete Amorim Ribeiro – (Bolsista de Extensão – Unidade Ibirité)
O Programa escola Integrada UEMG/Unidade Ibirité está ofertando a oficina Literatura e Outras Invencionices – Leitura e produção de textos literários aos alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Cônego Sequeira e na Escola Municipal Antônio Aleixo em Belo Horizonte. A oficina está sob a responsabilidade da professora orientadora do curso de letras Fernanda de Araújo e das bolsistas Cíntia Thaís Silva e Cecília da Silva.
A oficina apresenta como objetivo capacitar os estudantes a lerem com maior envolvimento e profundidade textos literários diversos e também a produzirem textos literários. A oficina oferece atividades de leitura, contação de históricas, produção oral e escrita de textos, tendo como principal dispositivo o estímulo à potencialidade imaginativa do leitor em formação.
Parabéns aos professores, estudantes e alunos envolvidos neste trabalho pedagógico tão importante para nossa cidade!!
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Fonte: Escola Integrada, 2016. |
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, o Núcleo de Pesquisas em Relações Raciais, História, Literatura e Artes e o Programa de Extensão Universitária Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte convidam para palestra com a Profa Dra Ana Lúcia Silva Souza, no próximo dia 19 de agosto, às 19 horas, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG com o tema: LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: juventude negra afirmando direitos também na EJA.
Venha conversar junto conosco sobre o letramento de jovens negros presentes na EJA com esta docente da UFBA.