No laboratório de informática da Faculdade de Educação da UEMG, os alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, do Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, e da Escola Estadual Barão do Rio Branco tiveram o segundo encontro do projeto “Saberes Da Avó”, com as professoras Laura Ituassu, Manuela Costa e Dina Mara, que ministra as aulas.
Nos encontros, os alunos terão que desenvolver aplicativos para smartphones, e eles serão testados pelos colegas que, ao final, votarão, juntamente com as avós, para eleger o melhor aplicativo. Hoje, eles criaram uma calculadora e um dicionário de “mineirês”.
O projeto coordenado pela professora Laura Ituassu é uma releitura do projeto original “Saberes Da Avó”, desenvolvido pelo professor Darlinton Carvalho e pela aluna Laíza Silva, no Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, que integram a equipe desse projeto. O Projeto original deu ênfase à aprendizagem do uso da tecnologia, e essa releitura enfatiza o impacto educacional, familiar e social de tal ação.
Alunos aprendendo com a professora Dina Mara como criar aplicativos.
Fonte: Faculdade de Educação/UEMG, 2016.Fonte: Nossa Escola em(re)construção, 2016.
Quando falamos sobre educação, normalmente consultamos os adultos, mas dessa vez quisemos dar voz a quem deve estar no centro do processo de aprendizagem: os estudantes.
Com a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, foram escutados jovens de 13 a 21 anos de todas as regiões do Brasil. Eles foram estimulados a refletir sobre suas experiências de aprendizagem e expressar seus desejos em relação à educação.
O método envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo, desde a reflexão sobre o tema, a concepção do questionário, a mobilização para a coleta de respostas e a análise dos resultados. A proposta é fortalecer a articulação de grupos para a investigação de temas de interesse, promovendo ações que transformem seu contexto, por meio de uma produção coletiva de conhecimento.
Veja como foi à mobilização para ouvir os jovens e qual o percentual de participação em cada região do país: http://porvir.org/nossaescola
Pesquisa que mapeou escolas brasileiras e estrangeiras mostra que o ensino integral no ensino médio ajuda a superar as desigualdades em questões como inclusão social, autonomia, etnia, raça, gênero e sexualidade. O estudo foi divulgado na última sexta-feira (23/09), na capital paulista, durante o Seminário Internacional Educação Integral e Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Garantia da Equidade, promovido pelo Centro de Referências em Educação Integral, Instituto Unibanco e Cidade Escola Aprendiz.
Foram selecionadas 29 escolas (12 delas estrangeiras), que se destacaram pela qualidade na educação ao vencer prêmios ou por indicação de secretarias municipais e estaduais de educação. Os pesquisadores escolheram instituições de países como Estados Unidos, Afeganistão, Peru e Argentina.
“São países que têm um tipo de trajetória muito semelhante à nossa, que têm com necessidade de reafirmar a integralidade da educação, mas que ainda não conseguiram fechar a equação do desenvolvimento integral”, disse Julia Dietrich, gestora do Programa Centro de Referências em Educação Integral.
Para continuar lendo acesse: http://www.viacomercial.com.br/escola-de-ensino-integral-e-modelo-na-superacao-da-desigualdade-diz-pesquisa/
Fonte: Programa Escola Integrada, 2016.
Iniciativa: Programa Escola Integrada (PEI) – Belo Horizonte
Descrição: A cidade de Belo Horizonte foi um dos municípios pioneiros no processo de implementação da Educação Integral no Brasil, fazendo da cidade uma referência tanto nacional, quanto internacional na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
Em 1995, Belo Horizonte viveu uma experiência de educação diferenciada, com o Programa Escola Plural, que visava a realização de uma educação que integrasse diversos saberes e atores. É nesse contexto que, em 2006, nasceu o Programa Escola Integrada (PEI), uma política de Educação Integral com o objetivo de interligar a proposta pedagógica das escolas municipais aos diversos espaços contidos na cidade, tornando o município uma grande sala de aula.
Para que o programa fosse concretizado foi necessária uma extensa articulação política do poder público municipal. Logo no início, foi realizada uma campanha publicitária e de mobilização anunciando quais eram os objetivos do programa, convidando as escolas a aderirem ao PEI e aproximando diversas secretarias, empresas e organizações sem fins lucrativos que também acreditavam que a educação é um dever de toda a sociedade.
Além da articulação intersetorial no âmbito do poder público, as universidades do municípios, tanto as públicas quanto as privadas, também passaram a fazer parte do programa, encaminhando seus estudantes como monitores para as oficinas nas escolas participantes do programa. As oficinas eram programadas nas mais diferentes graduações e eram pensadas pelos professores dos cursos.
Saiba mais sobre acesse: http://educacaointegral.org.br/experiencias/gestao-publica-criou-programa-verdadeiramente-intersetorial/
Dia 19 de setembro de 2016, 19 horas, no Teatro da Biblioteca, acontecerá o Encontro com a Literatura,com os palestrantes do evento em letras pretas: Afonso Andrade: Falará sobre Shakespeare: tradução em quadrinhos. Flávia Rodrigues Monteiro: Admirável palco novo: um panorama das ressonâncias shakespeareanas pela sétima arte. Aimara da Cunha Resende: Mal algum pode exixtir num templo como este: relendo Shakespeare na televisão brasileira. Interpretação de textos de William Shakespeare pelo Grupo Palavra Viva.
Maiores informações pelo telefone (31) 3269-1203 / bibliotecapublica.sub@cultura.mg.gov.br. Abaixo as logomarcas da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa , Circuito Liberdade, IEPHA,
Doutores, mestres e especialistas nas áreas de Educação, Filosofia, Direito,
Psicologia, entre outros, participarão de painéis sobre
o tema Ética e Consumo na Contemporaneidade.
O Procon-MG – por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) – realiza, nos dias 21 e 22 de setembro de 2016, no Auditório Procuradora de Justiça Simone Montez Pinto Monteiro da Procuradoria-Geral de Justiça, o IV Seminário sobre Educação para o Consumo, cujo objetivo é promover reflexões sobre convergências e divergências entre ética e consumo.
O público-alvo do seminário são educadores, sendo convidados também para participarem do evento estudantes acadêmicos, integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (servidores de Procons, de órgãos públicos e de entidades privadas que atuam na defesa do consumidor) e demais interessados no tema.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de setembro de 2016, ou até o preenchimento das 150 vagas. A programação desse seminário foi elaborada com a colaboração da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Mais informações sobre esse seminário e sobre a EEDC podem ser obtidas pelo endereço eletrônico eedc@mpmg.mp.br
O aluno bolsista Aléx Breno Amaral Sampaio, estudante do curso de matemática, sob a orientação da professora Juliana Cássia de Lima, da Unidade Acadêmica Ibirité/UEMG, realizou na Escola Municipal José Madureira Horta, a oficina de Tangram para alunos de 8 a 13 anos.
A oficina teve como objetivo trabalhar com os alunos, dentre os conceitos matemáticos forma e espaço, assim como a criatividade dos alunos.
Fonte: Escola Integrada, 2016. | Fonte: Escola Integrada, 2016. |
O Programa Educação Integral agradece a todos os participantes do Encontro de Formação – Educação em Direitos Humanos: Uma perspectiva para formação integral dos sujeitos. A palestra da Professora Sara César Mól ofereceu elementos teóricos para reflexão dos relatos de experiências dos bolsistas e professores orientadores do programa. Obrigada a todos que contribuíram para o sucesso do evento! |